Estudantes preferem formação à distância pela flexibilidade

  • Servimedia
  • 16 Agosto 2022

De acordo com os últimos dados do Ministério da Educação e Formação Profissional, no ano passado, as matrículas nesta modalidade aumentaram 16,4% no nível intermédio e 27,7% no nível superior.

A formação profissional à distância registou um aumento da procura nos últimos anos e, prova disso, são os últimos dados do Ministério da Educação e Formação Profissional, que mostram que as matrículas de 2021 nesta modalidade aumentaram 16,4% no nível Intermédio e 27,7% no nível superior, noticia a Servimedia.

A lista de benefícios do formação online é muito longa e justificam o aumento da adesão a esta opção: máxima flexibilidade, estudo a partir de qualquer lugar e através de diferentes dispositivos, a possibilidade de o tornar compatível com a vida profissional e familiar, gestão individual do ritmo de cada estudante, entre outros.

Além disso, a educação online tem a vantagem de os estudantes poderem escolher o grau em que estão interessados, independentemente da sua localização de origem. Isto poupa tempo e dinheiro, uma vez que o novo aluno não tem de mudar de casa ou utilizar qualquer meio de transporte todos os dias para ir para a aula.

María, uma zaragoza de 38 anos, é um desses exemplos. Decidiu dar um impulso à sua carreira e especializar-se em aconselhamento nutricional no centro Cesur Sevilha, onde estudou Dietética em modo de aprendizagem mista. Esta estudante queria poder trabalhar profissionalmente nos cuidados alimentares da sua própria empresa, um gabinete de quimio-massagem e bem-estar.

Ao escolher o regime de aprendizagem misto, María conseguiu formar-se enquanto trabalhava e pôde realizar o seu sonho em apenas dois anos. “A escolha do modo misto foi a chave para poder conciliar a minha vida profissional com os meus estudos. Além disso, no Cesur, tanto os professores como os meus tutores, sempre organizaram as datas de trabalho e exames, de modo a que trabalhar e estudar não fosse um problema”, disse María.

Aumento da procura diversifica a oferta de formações

A fim de responder ao aumento da procura dos estudantes, a Cesur aumentou a sua oferta de ensino à distância em 88%, o que fez com que passasse de 36 ciclos com formação online no ano académico de 2019/2020 para 68 no ano académico de 2021/2022.

Acrescentou, também, novos ciclos especializados que, a partir deste ano letivo, podem ser feitos online, como é o caso de Saúde, TI, Atividades Físicas e Desportivas e Serviços Socioculturais e Comunitários, tais como Dermocosmética, Odontologia Pediátrica, Conceção de Planos de Igualdade na empresa, Gestão e Organização de Eventos Desportivos e Cibersegurança.

De acordo com o Observatório da Formação Profissional, as famílias FP que estão a crescer em modo online representam mais de 50% da procura de lugares, o que levou a Cesur a reforçar a oferta a fim de facilitar o acesso à formação adaptada às circunstâncias e ritmo de vida atuais, ao mesmo tempo que mantém a mais alta qualidade em todos os graus para os estudantes de toda a Espanha.

Entre todos os diplomas, os relacionados com a Saúde registaram um aumento significativo na oferta online em relação ao ano académico de 2019/2020, e, atualmente, os estudantes que fazem os ciclos em modo online já representam 34% mais do que aqueles que escolhem o modo presencial.

Os cursos de Informática e Comunicações são outros que têm evidenciado um crescimento na formação online. Aliás, quase 50% dos estudantes da Cesur optam por fazer estes cursos à distância. Neste caso, os ciclos online foram reforçados com novas especializações em tecnologias chave como Big Data, Cloud Computing ou Cybersecurity.

Formação profissional oferece boas perspetivas para o futuro

De acordo com o relatório ADECCO 2021, 41,3% das ofertas de emprego publicadas no ano passado destinaram-se a diplomados em formação profissional, enquanto que 33,7% das ofertas de emprego foram para diplomados universitários. Estes números evidenciam que a formação profissional se tornou uma alternativa eficaz para os jovens.

A agência do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) afirma que, de agora até 2030, 65% dos profissionais com qualificações médias e 35% com qualificações altas vão ser procurados. A Formação Profissional Superior é, também, uma via de entrada na universidade que cada vez mais estudantes estão a considerar a cada ano.

De acordo com os últimos dados publicados pelo Ministério da Educação e Formação Profissional, um total de 1.013.912 estudantes foram inscritos na Formação Profissional no ano letivo de 2021-2022. Tendo em conta os dados para o período 2020-2021, onde houve um total de 974.445 matrículas, a percentagem de matrículas no EFP aumentou 4,1% no último ano académico.

Uma das principais razões para os estudantes escolherem este caminho de formação é a oportunidade que oferece de continuar a formação, uma vez que os seus ciclos, uma vez passados, dão acesso direto à universidade.

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