Multipessoal lança Clan para uma procura de emprego e contratação 100% digital
O objetivo desta solução de emprego 100% digital é que a digitalização não se fique por apenas algumas fases do recrutamento e contratação, e que se adote uma abordagem que seja realmente 360º.
Ciente que o futuro mercado de trabalho passa, cada vez mais, pelo plano digital, a Multipessoal acaba de lançar o Clan, uma solução de emprego 100% digital para candidatos e colaboradores. Todos os passos da jornada de emprego, desde o momento em que são candidatos até ao que se tornam colaboradores, podem, agora, ser realizados e acompanhados na plataforma online. Até mesmo a assinatura do contrato de trabalho e o processo de admissão. O objetivo é que a digitalização não se fique por apenas algumas fases do recrutamento e contratação, e que se adote uma abordagem que seja realmente 360º.
“Há três anos, iniciámos um processo de transformação, tendo consciência de que, inevitavelmente, o futuro do trabalho passaria cada vez mais pelo meio digital. A pandemia veio não só mostrar que esta aposta era acertada, mas também acelerar o processo de transformação, trazendo novos desafios para as empresas, no sentido de se adaptarem às novas realidades, modelos de trabalho e expectativas e necessidades dos profissionais”, começa por explicar Eduardo Marques Lopes, diretor de marketing e comunicação da Multipessoal, à Pessoas.
“Tendo antecipado as novas tendências do mercado, o Clan vem consolidar todo o trabalho desenvolvido até aqui numa solução única e inovadora, que tira partido dos recursos tecnológicos que temos, hoje, ao nosso dispor, e de todas as aprendizagens dos últimos anos, para garantir um serviço cada vez mais próximo e alinhado com o perfil das pessoas que nos procuram e confiam em nós”, esclarece.
Ao integrarem o Clan, os profissionais têm acesso a uma linha de atendimento e a outros canais de apoio, como um assistente virtual disponível 24/7. Estando registados no website, tanto os candidatos como os colaboradores dispõem de uma área reservada personalizada, que proporciona uma comunicação regular, permite editar e melhorar o perfil individual, e possibilita o acesso a informação crítica, como é o caso da situação contratual e dos respetivos recibos de vencimento.
Processo de admissão totalmente digital
A começar pela procura de emprego, através do Clan, os candidatos têm acesso a novas formas de pesquisa bem como de qualificação do seu perfil, permitindo o mapeamento entre o emprego que procuram e as ofertas que estão disponíveis.
O processo de candidatura é “simples e intuitivo”: os profissionais podem registar-se em apenas três passos e acompanhar online o estado dos seus processos de recrutamento.
Quanto à etapa de contratação, a principal novidade é que, para além da garantia de que todos os colaboradores podem assinar digitalmente os seus contratos de trabalho, o processo de admissão, que obriga à validação de vários documentos, passa a ser feito de forma 100% online, “sempre acompanhados de um suporte presente em todos os canais de contacto”, alerta a empresa especializada em recursos humanos.
Hoje em dia, processos demasiado longos, complicados e burocráticos, a par de falta de feedback e suporte contínuos, geram frustração e, em última análise, podem colocar em causa a atração e retenção de talento. É cada vez mais importante estar atento às tendências do mercado e às atitudes dos profissionais, e ter a capacidade de responder ágil e adequadamente.
“A realidade do mercado de trabalho alterou-se profundamente e, como sabemos, emergiram novos modelos e regimes que, embora inicialmente tenham sido encarados como algo temporário, se vieram a consolidar e a tornar mais permanentes. Os profissionais de hoje têm hábitos, preferências e expectativas diferentes e é inquestionável que as rotinas, quer pessoais, quer profissionais, transitam cada vez mais para o digital. Ora, não faz sentido proporcionar fases da jornada de recrutamento e de contratação online, sem contemplar todo o processo. A abordagem deve ser, a nosso ver, 360º”, defende Eduardo Marques Lopes.
“Hoje em dia, processos demasiado longos, complicados e burocráticos, a par de falta de feedback e suporte contínuos, geram frustração e, em última análise, podem colocar em causa a atração e retenção de talento. É cada vez mais importante estar atento às tendências do mercado e às atitudes dos profissionais, e ter a capacidade de responder ágil e adequadamente”, continua. “O meio digital permite-nos sermos mais ágeis e oferecermos maior acessibilidade e comodidade, que consideramos serem elementos-chave no que ao trabalho diz respeito.”
O Clan está disponível a partir de www.clan.pt.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Multipessoal lança Clan para uma procura de emprego e contratação 100% digital
{{ noCommentsLabel }}