Rússia suspende acordo sobre exportação de cereais da Ucrânia
“O lado russo suspende a participação na implementação dos acordos sobre as exportações agrícolas dos portos ucranianos”, anunciou Moscovo este sábado.
A Rússia suspendeu este sábado a participação no acordo de exportação de cereais ucranianos a partir do Mar Negro, depois de ter acusado a Ucrânia de ter feito um ataque à sua frota na Crimeia com um drone.
O Ministério da Defesa russo acusou a Kiev de ter atacado a sua frota no Mar Negro, perto de Sebastopol, com 16 drones nas primeiras horas de sábados, tendo sido ajudada por “especialistas” da marinha britânica que ajudou a coordenar o ataque “terrorista”.
Moscovo disse que conseguiu repelir o ataque, tendo apenas registas pequenos danos num caça-minas, e argumentando que os navios alvos do ataque estavam a garantir a segurança do corredor das exportações de cereais a partir dos portos ucranianos no Mar Negro.
“O lado russo suspende a participação na implementação dos acordos sobre as exportações agrícolas dos portos ucranianos”, disse o ministério russo em comunicado citado pela agência Reuters.
A Ucrânia, por intermédio do chefe de gabinete do Presidente, acusou a Rússia de inventar “ataques terroristas fictícios sobre as suas próprias infraestruturas”, enquanto o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, disse que Moscovo está a usar um “falso pretexto” para acabar com o acordo.
“Peço a todos os Estados para exigirem à Rússia que pare com os jogos da fome e cumpra as suas obrigações”, disse Kuleba.
A Ucrânia é um dos maiores exportadores de cereais, e voltou a exportar através dos portos no Mar Negro depois de um acordo mediado pela ONU.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rússia suspende acordo sobre exportação de cereais da Ucrânia
{{ noCommentsLabel }}