Empresas vão poder pagar IVA em prestações de forma permanente

  • ECO
  • 9 Dezembro 2022

Pagamento poderá ser feito em até três prestações, com um valor mínimo de 25 euros cada. Todas as empresas poderão aderir.

Em 2023, as empresas poderão pagar o IVA em prestações, sem juros nem penalidades. De acordo com o Jornal Económico (acesso pago), o pagamento poderá ser feito em até três prestações, com um valor mínimo de 25 euros cada.

Esta modalidade foi possível já este ano, para aliviar os efeitos da pandemia nas contas das empresas, mas o Governo pretende adotá-la de forma permanente. Além disso, será estendida a todas as empresas e não apenas às que faturem até 650 mil euros. Para isso é necessário que as empresas tenham a situação regularizada junto das Finanças e da Segurança Social.

“Não é preciso prestar garantias nem o pagamento a prestações está sujeito a juros”, disse fonte oficial do Ministério das Finanças ao Jornal Económico. Para os últimos dois meses do ano, o pagamento pode ser feito no número de vezes equivalente ao número de meses que faltar para terminar o ano. O pagamento poderá ser feito em até três prestações, mas com um valor mínimo de 25 euros, logo, uma obrigação fiscal de 60 euros terá de ser paga em apenas duas prestações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas vão poder pagar IVA em prestações de forma permanente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião