Grupo Vodafone prepara-se para a maior ronda de despedimentos dos últimos cinco anos
Em novembro, a companhia já tinha avançado que pretendia cortar, até 2026, cerca de mil milhões de euros, e admitia a redução de pessoal.
O grupo Vodafone prepara-se para a avançar com a maior ronda de despedimentos dos últimos cinco anos, num esforço de reduzir custos. A operadora deverá cortar centenas de postos de trabalho, a maior dos quais na sua sede em Londres, avança o Financial Times com base em fontes conhecedores do processo.
“A Vodafone não tem comentários”, adiantou fonte oficial da Vodafone Portugal à Pessoas. Em Portugal, a empresa emprega cerca de 1.400 pessoas.
A medida surge depois de um ano particularmente difícil para o grupo de telecomunicações, que emprega cerca de 104 mil pessoas em todo o mundo, das quais 9.400 no Reino Unido, aproximadamente. A empresa tem estado sob pressão de um número de acionistas para simplificar a sua operação, libertando-se de unidades com fraco desempenho e descentralizando a suas operações globais.
Durante o mandato de Nick Read, que saiu no final do ano passado para ser substituído de forma interina por Margherita Della Valle, CFO, a empresa perdeu mais de 40% do seu valor, lembra o jornal britânico.
Em novembro, a companhia já tinha avançado que pretendia cortar, até 2026, cerca de mil milhões de euros, depois dos lucros do primeiro semestre terem derrapado, depois de um fraco desempenho na Alemanha, o seu maior mercado. Na época, o então CEO, Nick Read, adiantou que esse corte seria feito através da “simplificação do grupo” e admitiu que poderia envolver redução de pessoal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Grupo Vodafone prepara-se para a maior ronda de despedimentos dos últimos cinco anos
{{ noCommentsLabel }}