PGR confirma: Eurobic alvo de buscas por causa de Isabel dos Santos
O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a realizar buscas judiciais nas instalações das sede do Eurobic, em Lisboa. A Procuradoria-Geral da República (PGR) já confirmou.
O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a realizar buscas judiciais nas instalações das sede do Eurobic, em Lisboa. A Procuradoria-Geral da República (PGR) já confirmou a notícia, avançada pelo Observador.
No foco destas buscas esteve a apreensão de documentação relevante para os autos de um dos 17 inquéritos que visam Isabel dos Santos, acionista do Eurobic.
As consultoras Boston Consulting Group e a PricewaterhouseCoopers foram também alvo de buscas pela Polícia Judiciária (PJ), no início desta semana, no âmbito da investigação a Isabel dos Santos, avançou a revista Visão. Estas diligências foram pedidas pelas autoridades angolanas. A procuradoria-geral da república angolana solicitou a apreensão de documentos nas duas consultoras, que foram alegadamente “meios” utilizados para desviar dinheiro da Sonangol.
O banco também confirmou a realização de buscas pelas autoridades. “Na sequência das notícias vindas a público, o EuroBic comunica que foram hoje realizadas diligências judiciais na sua sede”, indicou fonte oficial da instituição bancária numa resposta por escrito à Lusa, antes de acrescentar a “completa cooperação e ‘full disclosure’ [completa transparência] relativamente às autoridades judiciais”.
Jaime Esteves não é arguido nos autos, tendo sido apenas alvo de buscas domiciliárias, segundo explica o Observador. A PwC e Jaime Esteves trabalharam com Isabel dos Santos no tempo em que a filha de José Eduardo dos Santos liderou a empresa pública Sonangol.
O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) revelou em janeiro de 2020 mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de Luanda Leaks, que detalham alegados esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que entretanto morreu, que lhes terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano através de paraísos fiscais.
De acordo com a investigação jornalística, da qual fazem parte em Portugal o jornal Expresso e a SIC, Isabel dos Santos terá montado um esquema que lhe permitiu desviar mais de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) para uma empresa sediada no Dubai, a Matter Business Solutions.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PGR confirma: Eurobic alvo de buscas por causa de Isabel dos Santos
{{ noCommentsLabel }}