+M

Continente é o maior anunciante publicitário de 2022

A Carat foi a agência de meios que movimentou mais investimento publicitário no último ano. Nas agências criativas, a liderança é da Fuel.

O Modelo Continente é o maior anunciante do último ano. A preços de tabela, isto é, sem contabilizar os descontos negociados com os meios, a empresa do universo Sonae investiu 427,4 milhões de euros em publicidade. Destes, 388,5 milhões foram em televisão, 25,9 milhões em internet, 5,6 milhões em rádio, 5,2 milhões em outdoor, 2 milhões em imprensa e 89 mil euros em cinema.

O segundo maior anunciante é a NOS, com um investimento a preços de tabela de 418 milhões de euros. Na operadora liderada por Miguel Almeida, a televisão também é o meio que absorve a maior fatia do investimento, com 404 milhões de euros. Na internet foram investidos 5,3 milhões e no meio cinema – no qual a maioria das salas do país são exploradas pela Nos, através da Nos Cinemas e Nos Publicidade – o investimento foi de 4,4 milhões. Outdoor, com 2 milhões de euros, rádio com 1,4 milhões e imprensa com 200 mil euros são os restantes meios nos quais a Nos investiu em publicidade no último ano.

A Altice fecha o pódio, com um investimento a preços de tabela de 382,6 milhões. A operadora investiu em televisão 331,2 milhões de euros, em internet 40 milhões, em outdoor 6,3 milhões, em imprensa 3,6 milhões e em rádio 1,2 milhões.

UnileverFima, Lidl, L’Oreal Portugal, McDonald’s, Vodafone, Worten e Ediclube são as restantes empresas/marcas que lideraram, de acordo com o ranking preliminar elaborado pela Media Monitor, o investimento publicitário no último ano.

Nas agências de meios, a liderança é da Carat. A Agência do grupo Dentsu movimentou um investimento — sempre falando em preços de tabela — de 1,642 milhões de euros. Destes, 1,513 milhões foram canalizados para televisão, 84,4 milhões para a internet, 25,5 para outdoor, 13,5 milhões para rádio, 5,4 milhões para imprensa e 511 mil euros para cinema.

A Arena encerrou o ano na segunda posição, com um investimento de 1,499 milhões de euros, e a OMD na terceira posição, com um investimento de 1,250 milhões de euros.

Initiative, Wavemaker, Starcom Media Vest Group, Havas Media, Zenith, Mediacom e Mindshare ocupam, por esta ordem, as sete posições seguintes.

Já nas agências criativas, a liderança é da Fuel. A Partners, agora Dentsu Creative Portugal, ocupa a segunda posição, seguindo-se, no terceiro lugar do pódio, a HavasWorldwide — tal como a Fuel, integra o grupo Havas.

YMLY&R, O Escritório, BBDO Portugal, Wunderman Thompson, TBWA Lisboa, Publicis Publicidade e McCann Erickson Portugal ocupam as restantes posições no top das dez maiores agências do último ano. Destaque ainda para a Bar Ogilvy, Uzina, Santa Fé Orange, WyCreative e FCB Lisboa, nas cinco posições seguintes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Continente é o maior anunciante publicitário de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião