UE dá “luz verde” a teto máximo de 100 dólares por barril ao gasóleo russo
Estados-membros chegaram a acordo para impor um teto máximo de 100 dólares por barril ao gasóleo russo a países terceiros da UE. Aparam ainda um teto de 45 dólares por barril em produtos com desconto.
Os Estados-membros da União Europeia (UE) chegaram a acordo para impor um teto máximo de 100 dólares por barril ao gasóleo russo a países terceiros, avançaram fontes próximas do processo à Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês), e confirmado pela presidência sueca da UE no twitter. Objetivo é limitar as receitas de Moscovo.
De acordo com a agência noticiosa, este mecanismo está vinculado à proibição das importações de produtos russos refinados no bloco europeu, por via marítima, que entra em vigor este domingo.
Tweet from @sweden2023eu
Os diplomatas europeus concordaram ainda em aplicar um limite de 45 dólares por barril em produtos transacionados com desconto, como o fuelóleo, também designado por óleo de combustível, bem como em adiar até março a revisão do teto máximo de 60 dólares por barril de petróleo russo.
Segundo a Bloomberg, a definição dos preços terá que requer a unanimidade dos 27 Estados-membros e, posteriormente, “luz verde” do grupo das sete maiores economias do mundo (G7).
(Notícia atualizada pela última vez às 18h11)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE dá “luz verde” a teto máximo de 100 dólares por barril ao gasóleo russo
{{ noCommentsLabel }}