TAP com dificuldades em contratar e cancelamentos ameaçam verão

  • ECO
  • 4 Março 2023

Companhia aérea está com dificuldades em recrutar funcionários, como pilotos, tripulantes ou técnicos de manutenção, e a falta de procura poderá colocar em causa a operação no verão.

A TAP está com dificuldades em recrutar funcionários, como pilotos, tripulantes ou técnicos de manutenção, e a falta de procura poderá colocar em causa a operação no verão, período em que existem mais rotas e ligações, escreve o Dinheiro Vivo (acesso livre).

A companhia está com dificuldade nas contratações, nomeadamente de tripulantes com experiência. A atual situação a nível financeiro e os salários que paga aos tripulantes de cabine já não justificam a vinda para a TAP”, afirma Ricardo Penarroias, presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC). O cenário é igualmente traçado pelo porta-voz do Sindicato dos Trabalhadores e Aviação (SITAVA), que sinaliza que a companhia “está seriamente com dificuldades em contratar em todas as categorias profissionais e, ao mesmo tempo, continuam a sair pessoas”.

“Os cortes salariais mantêm-se, as tabelas salariais e as carreiras estão congeladas. Dá a ideia de que trabalhar na TAP já não é tão atrativo como era”, aponta Paulo Duarte, ao mesmo jornal. Caso esta situação não se altere, o verão poderá ser marcado por “cancelamentos de voos por falta de capacidade de cumprir a tempo todos os procedimentos de manutenção necessários à operação”, avisa o presidente do Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves. Ao Dinheiro Vivo, a TAP revela que no início de janeiro abriu 200 vagas para pessoal de cabine “para “contrato [a termo certo] para o verão”, sendo este considerado de 26 de março a 28 de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP com dificuldades em contratar e cancelamentos ameaçam verão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião