UE quer fabricantes a garantir reparações de eletrodomésticos até 10 anos após a venda

  • Mariana Marques Tiago
  • 23 Março 2023

A proposta inclui produtos como frigoríficos, aspiradores, televisões e máquinas de lavar. Fabricantes devem assegurar a reparação entre 5 e 10 anos após a venda (independentemente da garantia).

A Comissão Europeia quer que os consumidores tenham a oportunidade de reparar eletrodomésticos fora da garantia. A proposta tem como objetivo reduzir o consumo e contribuir para um aumento do tempo de vida destes aparelhos.

A proposta apresentada pela Comissão, e citada pela Reuters, obriga a que os fabricantes assegurem a reparação dos produtos entre cinco e dez anos após a sua venda (independentemente da validade da garantia). A medida inclui frigoríficos, aspiradores, televisões, máquinas de lavar e outros produtos considerados “reparáveis” ao abrigo da legislação da União Europeia (UE). A aliança europeia está ainda a considerar estender a proposta aos smartphones e tablets.

Segundo uma sondagem de 2020, nos últimos anos o tempo de vida útil de produtos como televisões, frigoríficos e outros eletrodomésticos tem vindo a diminuir, pelo que os europeus consideram “lixo” muitos bens que podiam ainda ser reparados. De acordo com o estudo citado pela Reuters, em causa está o fabrico de alguns dos produtos sem qualquer preocupação com a facilidade de reparação dos mesmos. Ao mesmo tempo, em algumas situações compensa mais ao consumidor comprar um novo produto do que mandar reparar.

Além desta medida, a UE quer também lançar uma plataforma online que facilite a procura de locais de reparação, fomentando a competição entre as empresas que asseguram este serviço. Agora, os países-membros e o Parlamento Europeu terão de negociar e aprovar as propostas da UE, um processo que demora, tipicamente, mais de um ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE quer fabricantes a garantir reparações de eletrodomésticos até 10 anos após a venda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião