BCE admite que empresas possam estar a aumentar lucros e assim a agravar a inflação
Foco dos bancos centrais alterou-se. Aumento da pressão inflacionista pode dever-se a "um maior poder de mercado das empresas", diz Isabel Schnabel, membro do conselho executivo do BCE.
Os bancos centrais estão agora focados nas empresas que usam a inflação elevada como desculpa para aumentar as suas margens de lucro. Isto representa uma alteração do paradigma, uma vez que até aqui a preocupação dos bancos se devia à existência de uma espiral inflacionista provocada pela necessidade de aumentar preços para dar resposta e cobrir os custos salariais dos funcionários.
A situação mudou após o BCE referir, pela primeira vez, o impacto do foco empresarial no aumento das margens de lucro na inflação. “Parte da elevada pressão inflacionista pode, de facto, dever-se a um maior poder de mercado das empresas”, reconheceu Isabel Schnabel, membro do conselho executivo do BCE, ao Financial Times.
Já a secretária-geral da Confederação Europeia de Sindicatos diz-se “satisfeita por os bancos centrais estarem finalmente a acordar para o facto de a inflação estar a ser impulsionada pelos lucros e não pelos salários“. Segundo Esther Lynch, “as empresas, particularmente as dos setores energético e alimentar, têm causado inflação ao reduzirem os abastecimentos, aproveitando-o como disfarce para aumentar os preços”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCE admite que empresas possam estar a aumentar lucros e assim a agravar a inflação
{{ noCommentsLabel }}