Portuguesa Medway vai ajudar a gerir terminais na Estremadura espanhola
Empresa portuguesa de transporte ferroviário de mercadorias vai ficar com concessão de três terminais em Espanha, um dos quais concentra o centro logístico da Amazon em Badajoz.
Depois de pôr comboios em Espanha, a Medway vai começar a gerir terminais ferroviários no país. A empresa portuguesa de transporte de mercadorias foi a única a apresentar-se num concurso público lançado pela região da Estremadura para tomar conta de espaços em Badajoz, Mérida e Navalmoral. Em causa está uma concessão com o prazo máximo de 30 anos e um contrato avaliado em 137,9 milhões de euros, refere o jornal El Periódico. (acesso pago)
É no parque logístico de Badajoz que se encontra o centro de distribuição da Amazon, com 60 mil metros quadrados.
A Medway vai ficar com uma participação de 49% num consórcio repartido com a Extremadura Avante Logística, empresa do Governo Regional da Estremadura e que deterá uma posição de 51%. A formalização do acordo depende agora da avaliação dos técnicos espanhóis.
O contrato também prevê que a Medway garanta um mínimo de seis comboios em cada um dos terminais nos primeiros 10 anos e um total de 28 no restante período.
A Medway tem estado cada vez mais ativa no mercado espanhol, onde já conta com uma uma quota de 30%. A empresa portuguesa manifestou interesse em ser parceira estratégica da unidade de mercadorias da Renfe (congénere espanhola da CP) e entrou mesmo na lista final de candidatos. A decisão final será conhecida nas próximas semanas.
A empresa portuguesa é responsável pela gestão dos terminais ferroviários de Sines, Entroncamento e Aveiro. A esta lista irá juntar-se o futuro terminal de Lousado, o maior do género na Península Ibérica e que está em desenvolvimento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portuguesa Medway vai ajudar a gerir terminais na Estremadura espanhola
{{ noCommentsLabel }}