Hoje nas notícias: Galamba, lei do tabaco e margens de lucro
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O PS prepara-se para suavizar a lei do tabaco proposta pelo Governo. A versão da chefe do gabinete do ministro das Infraestruturas sobre a chamada feita para o SIS não coincide com a de João Galamba. As margens de lucro das empresas foram responsáveis por quase 66% da inflação em 2022, segundo o Banco de Portugal. Conheça estas e outras notícias nos jornais nacionais desta quinta-feira.
PS prepara-se para suavizar nova lei do tabaco
Alguns deputados socialistas consideram que a proposta de lei do Governo para alterar a lei do tabaco é “excessivamente proibicionista” e preparam-se para suavizar várias medidas. Entre os pontos mais contestados está a limitação dos pontos de venda e a proibição de fumar em alguns locais ao ar livre, segundo alguns parlamentares ouvidos pelo Público.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Versão de chefe de gabinete sobre a chamada do SIS contradiz a de Galamba
A versão da chefe do gabinete do ministro das Infraestruturas e sobre a chamada feita para o SIS não coincide com a do próprio João Galamba. Enquanto Eugénia Correia garantiu esta quarta-feira que agiu de modo próprio, seguindo as instruções que tinha para as funções que desempenhava, sem informar o governante dessa diligência, Galamba tinha dito que a decisão de contactar o SIS e a PJ tinha sido tomada depois de ele próprio falar com três membros do Governo.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Contas de Medina ainda não chegam para levar salários à meta de 2026
O Governo comprometeu-se com os parceiros sociais a levar o peso dos salários no PIB aos 48,3% até 2026. Mas, de acordo com os cálculos do Negócios, dentro de quatro anos, as remunerações e contribuições a favor dos trabalhadores, em percentagem da riqueza anual, estarão ainda nos 47,6%, isto é, a 0,7 pontos percentuais da meta.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
IMT atinge valores recorde
Os municípios obtiveram recorde de receita de imposto municipal IMT no ano passado e a tendência mantém-se no primeiro trimestre de 2023, segundo o Jornal de Notícias. A subida do preço das casas é justificação e nem o aumento das taxas de juro desacelerou a tendência. Políticas públicas de habitação são prioridade para o setor imobiliário.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
Margens de lucro responsáveis por dois terços da inflação
O Banco de Portugal entende que foram as empresas que impulsionaram a inflação em 2022. Em Portugal, terão contribuído para quase 66% da subida de preços. A instituição junta-se aos alertas do BCE e Comissão Europeia.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Galamba, lei do tabaco e margens de lucro
{{ noCommentsLabel }}