BCE mais pessimista para a economia e inflação
Zona Euro cresce menos de 1% este ano e inflação vai continuar acima do objetivo de 2% até 2025, de acordo com as novas projeções (mais pessismistas) do BCE.
O Banco Central Europeu (BCE) está ligeiramente mais pessimista em relação à Zona Euro, antecipando um crescimento (ainda) mais moderado este ano e no próximo, enquanto agravou a perspetiva para a inflação, que se manterá acima do objetivo até 2025, pelo menos.
O PIB da região deverá crescer 0,9% em 2023 e 1,5% em 2024, de acordo com as novas projeções do banco central que ficam 0,1 pontos percentuais abaixo do que previa em março, uma revisão em baixa explicada pelas incertezas introduzias pela guerra na Ucrânia, explicou a presidente do BCE em conferência de imprensa. Para 2025, o BCE mantém a projeção de um crescimento de 1,6%.
Em relação aos preços, as projeções foram agravadas. A taxa de inflação deverá ficar nos 5,4% este ano, acima dos 5,3% previstos anteriormente. Também as taxas para 2024 e 2025 são revistas em alta em 0,1 pontos percentuais, para 3% e 2,2%, respetivamente.
No comunicado em que anuncia a decisão de subir novamente as taxas de juro, o BCE refere que os “indicadores das pressões subjacentes sobre os preços permanecem fortes, embora alguns evidenciem sinais preliminares de abrandamento”.
A autoridade monetária justifica a revisão em alta com “anteriores surpresas em sentido ascendente” e com as “implicações da robustez do mercado de trabalho para o ritmo de desinflação”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCE mais pessimista para a economia e inflação
{{ noCommentsLabel }}