180 jovens de bairros municipais de Lisboa vão aprender a programar

A formação, com duração de 15 horas, decorre entre 26 e 30 de junho, abrangendo jovens de oito bairros municipais de Lisboa.

Cerca de 200 jovens residentes em oito bairros municipais de Lisboa vão ter acesso gratuito a um curso de programação e robótica, uma iniciativa da Gebalis com a Fun Coders Academy. A formação, com duração de 15 horas, decorre entre 26 e 30 de junho.

“Numa sociedade cada vez mais tecnológica e digitalizada, o domínio de competências nestas áreas é essencial, sobretudo para os jovens de hoje que queremos que venham a ter todas as oportunidades possíveis. No entanto, face à escassez da oferta pública neste âmbito e dados os elevados preços praticados no privado, a Gebalis quis dar uma resposta à comunidade”, diz Gonçalo Sampaio, administrador da Gebalis, ao Trabalho by ECO.

“Através desta iniciativa que abrange um total de aproximadamente 180 crianças e jovens residentes em bairros municipais, temos como objetivo fundamental alavancar um processo de integração e inclusão social junto da população mais jovem, dotando-a de conhecimentos, ferramentas e dinâmicas que poderão oferecer horizontes mais alargados ao longo da vida pessoal e profissional”, acrescenta o administrador da entidade gestora dos bairros municipais.

A Gebalis tem 66 bairros municipais sob gestão, com mais de 60 mil residentes. Esta iniciativa abrange 180 jovens residentes de oito bairros, com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos. Os jovens em idade escolar foram selecionados por 17 instituições que atuam nos bairros em projetos de inclusão e integração social.

Ao todo serão constituídas 20 turmas, com os cursos a decorrer em dois turnos (manhãs e tardes), num total de 15 horas. O último dia irá decorrer o bootcamp final com todos os alunos (na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa) onde cada turma apresentará o seu pitch.

Promover a inclusão social através do digital, estimular o raciocínio lógico através da linguagem da programação, potenciar a diferenciação dos jovens no mercado de trabalho são alguns dos objetivos desta iniciativa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

180 jovens de bairros municipais de Lisboa vão aprender a programar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião