Inflação alemã inverte tendência e acelera para 6,4% em junho
Taxa de inflação homóloga na Alemanha, a maior economia da Zona Euro, inverteu a tendência de alívio dos últimos meses e subiu para 6,4% neste mês, segundo a estimativa oficial.
Os preços na Alemanha voltaram a acelerar em junho. A maior economia do euro terá registado uma taxa de inflação homóloga de 6,4% neste mês, que, a confirmar-se, será 0,3 pontos percentuais superior à taxa de 6,1% do mês passado. É ainda uma inversão na tendência de abrandamento que se estava a verificar nos últimos meses.
Os dados provisórios foram divulgados esta quinta-feira pelo Destatis. O organismo oficial de estatística alemão estima também que o Índice de Preços no Consumidor (IPC) em junho terá aumentado 0,3% face à leitura de maio.
Na leitura harmonizada, que permite as comparações ao nível europeu, o IPC alemão subiu 6,8% em junho face a junho de 2022 e 0,4% face a maio de 2023.
Inflação homóloga volta a acelerar na Alemanha
Fonte: Destatis
Esta informação é conhecida no dia em que se soube que em Espanha a taxa de inflação homóloga provisória terá recuado para 1,9% em junho, o que fica abaixo da meta de médio prazo de 2% do Banco Central Europeu para os países da Zona Euro.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) português anuncia esta sexta-feira a estimativa rápida da inflação no mês que agora termina.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inflação alemã inverte tendência e acelera para 6,4% em junho
{{ noCommentsLabel }}