NTT Data vê oportunidades para seguradoras prosperarem na incerteza
Estudo da consultora confirma que setor segurador atravessa alterações significativas e que enfrenta 5 desafios fundamentais em cenário competitivo e incerto. A solução passa pelas TI, inovação e ESG.
A NTT Data, companhia global de informação, garante que há oportunidades para as seguradoras prosperarem no ambiente incerto de 2023, mas há que acelerar a transformação das TI, explorar novos produtos e endereçar os temas sociais e ambientais, alguns dos desafios – e pressões – que as empresas irão enfrentar durante os próximos meses.
São algumas das conclusões do relatório “The Insurance 2023 Vision”, organizado pela empresa do Grupo NTT – Nippon and Telegraph and Telefone Corporation – empresa especializada em inovação, de serviços IT e de negócio, sediada em Tóquio, e interveniente ativa área dos seguros. O estudo investiga as necessidades e desafios do setor segurador, com o objetivo de ajudar organizações a aproveitar oportunidades de crescimento e de inovação.
Que o setor dos seguros está a sofrer alterações significativas em 2023 já não é novidade, mas o estudo da NTT Data apurou que estas são motivadas por fatores específicos e cinco desafios fundamentais, aos quais as seguradoras terão de se adaptar para prosperar num cenário competitivo e incerto. As posturas a adotar para crescer em 2023, de acordo com o relatório, são:
- Acelerar a transformação das TI: A rápida evolução exige que se dê prioridade à experiência de cliente. As seguradoras devem aproveitar as tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial (IA) e a automação, integrando APIs (Aplication Programming Interfaces) para simplificar processos e oferecer experiências personalizadas. Abraçar a inovação e abordagens baseadas em dados é vital para que as organizações correspondam às necessidades em evolução dos clientes e permaneçam na liderança;
- Orquestrar o ecossistema: O setor dos seguros funciona como uma rede complexa, onde o foco no cliente e a adaptação são fundamentais. Incentivar a colaboração entre os participantes, dando prioridade ao envolvimento e aos incentivos, conecta e converte os clientes. A regulamentação, a transformação digital, as startups, o meio académico e os gigantes da tecnologia moldam o ecossistema;
- Explorar novos produtos: Embora a disrupção represente desafios, as mudanças recentes oferecem oportunidades de crescimento e melhores experiências para os clientes. As seguradoras devem assumir os riscos, adaptar-se às novas exigências e testar novas ofertas. As insurtechs demonstram agilidade e inovação e integram os seguros em soluções mais amplas. Segundo o estudo da NTT Data, tecnologias emergentes, como o metaverso, melhoram a avaliação de risco e o processamento de sinistros.
- Integração ESG: Os fatores ambientais, sociais e de governança estão no centro das atenções. As seguradoras avaliam os riscos climáticos, promovem a sustentabilidade e fomentam a diversidade. A transparência e a conformidade são asseguradas através de práticas de governança sólidas. As oportunidades surgem na transição para o carbono-zero, na transferência de riscos e nos serviços de adaptação. É essencial ainda enfrentar os desafios de talento e assegurar o alinhamento com as tendências de bem-estar.
- Gestão de desafios inesperados – Riscos digitais / cibersegurança: As ameaças cibernéticas constituem um risco significativo que exige uma cobertura adequada. Para colmatar o fosso entre as potenciais perdas financeiras e as apólices de seguro, é necessária a colaboração entre seguradoras, empresas, decisores políticos e especialistas em cibersegurança. É fundamental otimizar a conceção dos produtos de cibersegurança, a avaliação dos riscos e a fixação dos preços das vulnerabilidades. A “distribuição inteligente” emerge à medida que as seguradoras se adaptam e oferecem “seguros como um serviço” através de canais eficientes.
Empresas de serviços de TI, como a NTT Data, desempenham um papel importante para o setor de seguros, fornecendo soluções tecnológicas para ajudar as seguradoras a melhorar seus processos, redesenhar a experiência de cliente, otimizar a eficiência operacional e gerir riscos. Essas soluções podem envolver automação de processos, análise de dados, segurança cibernética e desenvolvimento de aplicativos.
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