TTR: PLMJ lidera as principais operações de M&A no primeiro semestre de 2023

A PLMJ liderou por valor total das operações no primeiro semestre do ano, com 1.708,25 milhões de euros. Já o ranking de assessores jurídicos por número de transações é liderado pela Morais Leitão.

O recente ranking do TTR Data, que analisa o período entre 1 janeiro a 30 de junho de 2023, revela quais foram os principais escritórios de advogados e legal advisors, nas principais operações de M&A, Venture Capital, Private Equity e Asset Acquisition. A PLMJ lidera por valor total das operações, cerca de 1.708,25 milhões de euros. Já a Morais Leitão lidera o ranking de assessores jurídicos por número de transações, com 12.

Segundo o relatório do TTR, no primeiro semestre do ano foram realizadas 263 transações que se traduziram num valor total de 4.865 milhões de euros. Das quatro áreas, M&A destacou-se com 114 transações (3.880 milhões de euros), seguida por Venture Capital com 67 transações (251 milhões de euros), Asset Acquisition com 55 transações (606 milhões de euros), e Private Equity com 28 transações (128 milhões de euros).

Estes números representam uma diminuição de 3% no número de transações em comparação ao mesmo período de 2022, segundo lê-se o relatório. Também o capital mobilizado registou uma queda de 14%. O setor de Real Estate foi o mais ativo, com 42 transações, seguido de Internet, Software & IT Services, com 38.

O TTR selecionou como transação do segundo trimestre de 2023 a aquisição da Ferreira de Sá pela Artá Capital, com um valor da transação de 70 milhões de euros. A operação contou com a assessoria jurídica da Cuatrecasas.

Veja aqui todos os rankings.

M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions

As sociedades em destaque são a PLMJ, com um valor de 1.708,25 milhões de euros, seguida pela Cuatrecasas, com 642,80 milhões, e a fechar o top 3 a Vieira de Almeida (VdA) com um valor total de 616 milhões de euros.

No que concerne ao número de transações em M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions a liderar a tabela ficou a Morais Leitão, com 12 transações, seguida da Cuatrecasas, com 11, e PLMJ e CCA Law Firm, com nove cada.

Já relativamente aos “dealmakers“, advogados que centram a sua prática na área de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions, seis sociedades de advogados estão representadas na tabela, face ao valor de transações, sendo a PLMJ o escritório com o maior número de distinções (quatro). O sócio Diogo Perestrelo e consultor Saul Fonseca, ambos da PLMJ, voltam a ocupar os lugares cimeiros da tabela com uma transação que se traduz em 850 milhões de euros.

O advogado dealmaker que somou um maior número de transações nestas áreas foi Luís Roquette Geraldes, sócio da Morais Leitão, com nove. No top 3 ficou ainda Domingos Cruz, managing partner da CCA Law Firm, com oito transações e Mariana Norton dos Reis, sócia da Cuatrecasas, com cinco transações.

Os “rising star dealmakers” na área de M&A, Private Equity, Venture Capital e Asset Acquisitions, por valor de transações, pertencem a cinco firmas: PLMJ, com sete destacados; VdA, com cinco; Cuatrecasas, com três; e Morais Leitão e Uría Menéndez – Proença de Carvalho, com dois cada. Guilherme Seabra Galante, associado coordenador, Nuno Serrão Faria, associado coordenador, Rita Pereira Jardim, associada, e Rúben Brigolas, associado coordenador, todos da PLMJ, ocupam o primeiro lugar com um valor total de transações de 850 milhões de euros cada.

Constatando o número de transações, o advogado rising star pertence à Morais Leitão: Tomás Jonet, com seis transações.

Private Equity

Na área de Private Equity existem quatro sociedade de advogados em destaque relativamente ao valor de transações: Cuatrecasas, Uría Menéndez – Proneça de Carvalho, TELLES e CCR Legal.

Já no que toca ao número de transações, Cuatrecasas lidera com cinco, seguida da TELLES, com três, e da Uría Menéndez – Proença de Carvalho e Garrigues, com três transações cada.

Venture Capital

Na área de Venture Capital as sociedades em destaque são a Morais Leitão, com um valor de 96,77 milhões de euros, a CCA Law Firm, com 15,85 milhões, e a SRS Legal, com 12,95 milhões de euros.

Com o maior número de transações na área de Venture Capital ficou a CCA Law Firm, com 12 transações, seguida da Morais Leitão (10) e da SRS Legal (seis).

Equity Capital Markets

A CS’Associados, Morais Leitão e Uría Menéndez – Proença de Carvalho foram as três sociedades referenciadas com as transações de Equity Capital Markets de maior valor.

Já relativamente aos “dealmakers” na área de Equity Capital Markets, três sociedades de advogados estão representadas: CS’Associados, Morais Leitão e Uría Menéndez – Proença de Carvalho. Sete advogados dividem o lugar cimeiro da tabela, tendo em conta tanto o número de transações como o valor das mesmas.

Os “rising star dealmakers” na área de Equity Capital Markets pertencem à Morais Leitão e CS’Associados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TTR: PLMJ lidera as principais operações de M&A no primeiro semestre de 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião