Hoje nas notícias: pensão de alimentos, serviços e habitação
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O Supremo Tribunal de Justiça considera que a pensão de alimentos pode manter-se para além da maioridade, caso se justifique, podendo mesmo durar “toda a vida”. Nesta segunda-feira, os jornais contam também com notícias sobre a inflação, com o setor dos serviços a contar com uma subida do nível de preços, bem como sobre a habitação, dando conta que a falta de casas pode penalizar projetos do Plano de Recuperação e Resiliência. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade nacional.
Supremo diz que pensão de alimentos pode manter-se “toda a vida”
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ), numa decisão relativa ao pai de uma jovem de 22 anos, determinou que o “dever de prestação de alimentos de ascendentes em relação” aos seus descendentes “não cessa com a maioridade destes” e “poderá manter-se (…) durante toda a vida, sempre e na medida em que essa prestação de alimentos se justifique”. Em causa estava então o caso do pai que terá de pagar 400 euros mensais de pensão de alimentos à ex-mulher, para o sustento e educação da filha, apesar de esta ser maior de idade e não ter aproveitamento escolar.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Serviços esperam subir mais os preços nos próximos meses
Apesar de já ter vindo a aumentar a inflação nos últimos meses, o setor dos serviços prevê subir ainda mais o nível de preços nos próximos três meses, nomeadamente tendo em conta a época alta do turismo em Portugal, mostram os inquéritos de conjuntura económica, realizados entre os dias 1 e 16 de julho junto de consumidores e empresas nacionais pelo Instituto Nacional de Estatística. Esta subida das expectativas do nível de preços não se reflete nos restantes setores de atividade considerados (indústria, construção e comércio).
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Falta de casas ameaça execução atempada de grandes projetos do PRR
Existem projetos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que estão em risco de não ter uma execução dentro do calendário devido à falta de casas, nomeadamente para alojar profissionais que é necessário contratar. Exemplo disso é um projeto em Évora para transformar Portugal num país produtor de aviões, com o responsável do consórcio que vai avançar nesta iniciativa a salientar, ao Público, que “não há oferta suficiente, os preços são equivalentes aos das grandes cidades”.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Uma em cada cinco casas novas é para férias
Entre 2011 e 2021, cerca de uma em cada cinco casas novas era para férias. Numa década, foram construídas em Portugal 169 mil habitações, das quais mais de 32 mil foram inscritas como secundárias, o que representa um aumento da tendência de investir em segundas casas, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística. Olhando para o total, dos 5,9 milhões de alojamentos familiares que existem, 1,1 milhões são segundas residências, pelo que as casas de férias têm um peso de 18,5% no total de moradas.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Vila Galé vai abrir sete hotéis em Portugal, Espanha e Cuba
O Grupo Vila Galé tem nos planos abrir mais quatro hotéis em Portugal, um em Cuba e outro em Espanha, representando assim a expansão para mais mercados estrangeiros, nomeadamente para fora dos países lusófonos. Segundo o fundador do grupo, Jorge Rebelo de Almeida, numa entrevista ao Jornal Económico, está ainda em vista mais uma unidade em Cuba, ainda que sem detalhes concretos, o que eleva o total de novas aberturas para sete.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: pensão de alimentos, serviços e habitação
{{ noCommentsLabel }}