Petróleo atinge 90 dólares pela primeira vez desde novembro. Sauditas e russos prolongam cortes na produção
Os dois países anunciaram o prolongamento dos cortes voluntários na produção de petróleo até fim do ano, apertando a oferta mais do que o previsto. Brent atingiu os 90 dólares.
O petróleo negociado em Londres atingiu esta terça-feira os 90 dólares por barril, a primeira vez que o Brent, referência para as importações nacionais, negociou acima dessa fasquia desde novembro do ano passado.
A matéria-prima encareceu depois de a Arábia Saudita e a Rússia terem anunciado, de forma unilateral, o prolongamento dos cortes voluntários na produção até ao fim do ano, apesar de os preços do petróleo estarem a subir nas últimas semanas e de os analistas anteciparem limitações na oferta durante o quarto trimestre.
Segundo a Bloomberg, a Arábia Saudita anunciou esta terça-feira que vai manter o corte de um milhão de barris por dia até dezembro. Deste modo, mantém a produção nos nove milhões de barris diários, que é um nível historicamente baixo, por um total de seis meses.
Separadamente, a Rússia também anunciou que vai manter, pelo mesmo período, o corte na exportação de petróleo de 300 mil barris diários, noticiou a mesma agência, que refere que estas decisões surpreenderam muitos analistas.
Neste contexto, o Brent acelerou e passou os 90 dólares por barril durante a sessão desta terça-feira, um nível que não era alcançado há cerca de dez meses. Entretanto, afastou-se ligeiramente e, pelas 15h50 de Lisboa, subia 0,7%, para 89,62 dólares, enquanto o contrato de WTI, negociado em Nova Iorque, somava 1,11%, para 86,5 dólares.
As decisões por parte destes dois elementos-chave da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+) vêm complicar ainda mais o trabalho dos banqueiros centrais. O aumento dos preços do petróleo representa uma importante pressão inflacionista, numa altura em que a inflação tem dado alguns sinais de alívio e a economia tem arrefecido.
No imediato, podem representar uma má notícia para os automobilistas, que têm enfrentado novamente preços altos dos combustíveis nas bombas. Em Portugal continental, o litro de gasolina simples 95 está a custar, em média, 1,872 euros, enquanto o de gasóleo simples custa 1,72 euros.
(Notícia atualizada pela última vez às 16h)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Petróleo atinge 90 dólares pela primeira vez desde novembro. Sauditas e russos prolongam cortes na produção
{{ noCommentsLabel }}