Arrancam hoje as candidaturas para cheque de formação digital até 750 euros
O IEFP disponibiliza a partir desta sexta-feira o formulário para as candidaturas ao novo cheque de formação digital. Trabalhadores receberão até 750 euros, neste âmbito.
Quer reforçar as suas competências digitais? Estão abertas a partir desta sexta-feira as candidaturas ao cheque de formação digital, que dará até 750 euros aos trabalhadores que façam ações de formação em áreas como cibersegurança, marketing digital e tratamento de dados.
Foi em meados de julho que o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, anunciou que seria lançado o cheque de formação digital, com o objetivo de “apoiar o desenvolvimento de competências e qualificações no domínio digital dos trabalhadores“.
Na altura, o responsável indicou que as candidaturas arrancariam em setembro, mas não precisou uma data. O ECO avançou em primeira mão que o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) abriria as candidaturas a 8 de setembro, ou seja, esta sexta-feira.
“Podemos garantir que a partir das 9h00 do dia 8 de setembro estará disponível no portal IEFPonline o formulário eletrónico para a submissão das candidaturas à medida em apreço”, adiantou o IEFP, questionado pelo ECO.
Convém explicar que este cheque destina-se a todos os trabalhadores “independentemente do vínculo”, isto é, sejam eles dependentes de uma entidade empregadora, independentes, empresários em nome individual ou sócios de sociedade unipessoais.
De acordo com o regulamento, no momento da candidatura, os trabalhadores devem apresentar os seguintes documentos: comprovativo da sua informação bancária; Comprovativos de situação contributiva regularizada perante a Segurança Social e a Autoridade Tributária (ou declaração de autorização de consulta dada ao IEFP); Memória justificativa da necessidade da formação; E ainda alguns documentos relativos à ação que o candidato pretende frequente, nomeadamente uma declaração da entidade formadora.
As candidaturas serão, depois, avaliadas à luz do regulamento da medida e são aprovadas “até ao limite anual da dotação orçamental“.
A propósito, o apoio máximo a receber por cada trabalhador, por ano, é de 750 euros, independentemente do número de formações, isto é, cada candidato pode apresentar vários pedidos para apoio à formação, mas estes devem ser sequenciais e não simultâneos.
No total, o Governo estima que o cheque formação abrangerá 25 mil trabalhadores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Arrancam hoje as candidaturas para cheque de formação digital até 750 euros
{{ noCommentsLabel }}