Novo balanço aponta para 2.122 mortes na sequência do terramoto em Marrocos

  • ECO e Lusa
  • 11 Setembro 2023

TAP vai reforçar as rotas entre Marrocos e Portugal. Esta segunda-feira vão ser operados dois voos com capacidade adicional a partir de Marraquexe e outros dois a partir de Casablanca.

O mais recente balanço provisório do número de vítimas do terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite aponta para 2.122 mortos e 2.421 feridos, indiciou no domingo à noite o Ministério do Interior marroquino.

O tremor de terra, cujo epicentro se registou na localidade de Ighil, 63 quilómetros a sudoeste da cidade de Marraquexe, foi sentido em Portugal e Espanha, tendo atingido uma magnitude de 7,0 na escala de Richter, segundo o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos.

Durante o fim de semana, depois de vários países e organizações, como Portugal, Estados Unidos, França ou a ONU, terem declarado estar disponíveis e em prontidão para prestar ajuda, o Executivo marroquino disse que aceitou “nesta fase” o apoio de apenas quatro países: Espanha, Reino Unido, Qatar e Emirados Árabes Unidos.

Em declarações aos jornalistas no Chile, o primeiro-ministro português salientou que Portugal tem equipas de proteção civil e medicina legal em estado de prontidão para apoiar Marrocos e que o Governo continua a acompanhar a situação dos portugueses que se encontram naquele país.

“Já disponibilizámos ao Reino de Marrocos a total disponibilidade de Portugal participar no apoio que entenda necessário. Até agora, não nos foi solicitado qualquer apoio, mas temos disponíveis, quer na área da proteção civil, quer na área da medicina legal. Temos equipas que estão em estado de prontidão para apoiarem o Reino de Marrocos se houver alguma solicitação nesse sentido”, declarou António Costa.

No sábado, Portugal realizou uma operação de transferência de cidadãos nacionais que se encontravam em Marrocos e que manifestaram a sua intenção de regressar. “Um avião da Força Aérea, durante a noite, retirou cerca de 140 portugueses que estavam em Marrocos e que entenderam regressar a Portugal. Continuamos a acompanhar a situação dos portugueses que estão em Marrocos. Aqueles que quiserem regressar apoiaremos, mas aqueles que quiserem permanecer são obviamente livre de permanecer”, acrescentou.

A TAP vai reforçar as rotas entre Marrocos e Portugal esta segunda-feira, depois de já o ter feito este domingo, através de uma troca de aeronaves que permite transportar aproximadamente o dobro dos passageiros. Vão ser operados dois voos com capacidade adicional a partir de Marrakech e outros dois a partir de Casablanca.

Nestes voos vão ser utilizadas aeronaves com maior capacidade, Airbus 321 em vez de Embraer 190 ou 195. Este avião Airbus tem capacidade para transportar 221 pessoas, aproximadamente o dobro da capacidade das aeronaves da Embraer, permitindo transportar um total de cerca de 884 passageiros.

Fonte oficial esclarece que “os voos estão com bastante procura”, o que motivou o reforço de capacidade. Em relação aos preços, fonte oficial não avançou informação.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo balanço aponta para 2.122 mortes na sequência do terramoto em Marrocos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião