Parlamento Europeu engorda 15 lugares após eleições de 2024
Eurodeputados aprovam decisão do Conselho Europeu de aumentar de 705 para 720 o número de lugares no Parlamento Europeu para a próxima legislatura.
Vai aumentar de 705 para 720 o número de lugares no Parlamento para as próximas eleições europeias de 2024 com 15 lugares adicionais, repartidos por 12 países. A proposta do Conselho Europeu foi aprovada pelos eurodeputados por 515 votos a favor, 74 votos contra e 44 abstenções.
Há mais dois lugares para França, Espanha e Países Baixos. Assim como um lugar para a Áustria, Dinamarca, Bélgica, Polónia, Finlândia, Eslováquia, Irlanda, Eslovénia e Letónia.
O Parlamento aprovou, assim, a decisão legislativa que foi sustentada no relatório de junho de 2023 do Parlamento, que deu início ao processo. Em causa estão as alterações demográficas na União Europeia (UE) desde as eleições de 2019. As próximas eleições (de 6 a 9 de junho de 2024) já terão em conta o novo número de lugares no Parlamento.
Na sequência da saída do Reino Unido da UE (Brexit), o número de eurodeputados diminuiu de 751 para 705 em 2020. Embora tenham sido libertados 73 lugares pela saída do Reino Unido, 27 foram redistribuídos por 14 Estados-membros, tendo em conta o princípio da proporcionalidade degressiva.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Parlamento Europeu engorda 15 lugares após eleições de 2024
{{ noCommentsLabel }}