Empréstimos para compra de casa em queda há oito meses

Carteira de crédito à habitação dos bancos portugueses encolheu mais de mil milhões de euros desde o início do ano devido ao abrandamento da procura e aos reembolsos antecipados.

A carteira de empréstimos para a compra de casa está a encolher há oito meses consecutivos. Desde o início do ano, o stock de crédito à habitação dos bancos portugueses já caiu mais de mil milhões de euros. E deverá continuar a contrair, tendo em conta o ambiente de altas taxas de juro.

Os empréstimos da casa totalizavam os 99,2 mil milhões de euros no final de agosto, uma redução de 137 milhões em relação ao mês anterior. É o valor mais baixo desde junho do ano passado.

A tendência de redução do stock de crédito à habitação começou no início do ano e ainda não parou. Porquê? Devido “ao aumento das amortizações antecipadas e ao abrandamento na procura de crédito à habitação”, explica o Banco de Portugal nos dados divulgados esta quarta-feira.

O que acontece é que as famílias estão a procurar menos crédito para a compra de casa e quem já tem empréstimo está a acelerar os reembolsos aos bancos por forma a atenuar o impacto da subida das taxas de juro. A taxa de juro média dos empréstimos da casa atingiu os 4,24% em julho, o valor mais elevado em mais de uma década.

Os bancos continuam a antecipar uma diminuição da procura por crédito da casa nos próximos meses, isto quando as taxas de juro poderão já ter alcançado do pico. Do lado do Banco Central Europeu (BCE), que é quem guia as taxas do mercado, deverá entrar agora num período de pausa, depois de ter aumentado os juros diretores em mais de 400 pontos base em cerca de um ano.

Em relação ao crédito ao consumo, a carteira dos bancos estabilizou nos 20,9 mil milhões de euros em agosto.

Já no que diz respeito aos empréstimos às empresas, o stock caiu 500 milhões em agosto para 73,2 mil milhões de euros. É nas grandes empresas onde o crédito concedido pela banca mais cai, de acordo com o supervisor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empréstimos para compra de casa em queda há oito meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião