Hoje nas notícias: Novo aeroporto, SNS e combustíveis
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O PSD está incerto quanto ao acordo estabelecido com o Governo sobre o método de escolha da localização do novo aeroporto, ainda que o partido assegure que vai esperar pelo fim do relatório da comissão técnica independente. No que diz respeito aos hospitais, a recusa dos médicos em fazer mais horas extraordinárias levou ao fecho das urgências em seis hospitais. Nos transportes, pedem-se mais medidas ao Governo, pois o preço dos combustíveis está a pressionar muitos negócios. Estas e outras notícias estão em destaque nas manchetes nacionais.
Compromisso PSD-Governo sobre escolha do novo aeroporto está tremido
O PSD estabeleceu com o Governo um acordo sobre o método de escolha do novo aeroporto de Lisboa, mas sinaliza agora existir uma “quebra de confiança” no processo, devido às alegações de falta de independência da comissão técnica e das declarações contraditórias sobre a opção de Santarém. Ainda assim, para já, o partido não irá rasgar o acordo, decidindo esperar pelo relatório final dos técnicos para avaliar a situação.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Recusa de médicos em fazer mais horas extra fecha urgências em seis hospitais
O protesto dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que se recusam a fazer mais horas extraordinárias além das 150 previstas na lei, já levou ao fecho de serviços de urgência em seis hospitais em Guarda, Chaves, Barcelos, Tomar, Santarém e Caldas da Rainha. Perante esta situação, o bastonário da Ordem dos Médicos já pediu uma reunião com o ministro da Saúde para alertar que são 25 os hospitais que não têm um quadro suficiente para assegurar todos os serviços, caso a situação se mantenha.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Transportes reclamam medidas para travar preços dos combustíveis
Numa altura em que os preços dos combustíveis têm atingido novamente níveis elevados, as empresas de transportes apelam ao Governo novas medidas de alívio fiscal para mitigar esta subida. Isto porque os negócios que envolvem deslocações todos os dias, como táxis ou transporte de mercadorias, veem-se em risco de falência devido ao aumento do custo do gasóleo e da gasolina.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).
Só 38 contratos da JMJ não foram ajustes diretos
Foram já divulgados na plataforma dos contratos públicos 264 processos de contratação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mas apenas 38 desses não foram realizados por ajuste direto. Os contratos disponíveis no Portal Base já somam um total de 41,6 milhões de euros, sendo que a fatia que diz respeito aos ajustes diretos é de cerca de 23 milhões de euros (sem IVA).
Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).
Há 29 inspeções a decorrer no Ministério da Defesa
Estão a decorrer 29 inspeções no Ministério da Defesa, entre as quais 17 que estão “relacionadas com empreitadas de obras públicas, contratação pública, fluxos financeiros e sistemas de controlo interno, execução da Lei de Infraestruturas Militares e da Lei de Programação Militar”, segundo o gabinete da ministra da Defesa, Helena Carreiras. As inspeções deverão estar concluídas entre “final deste ano e o primeiro semestre de 2024, indica, sendo que depois disso as eventuais “consequências serão determinadas pela tutela”.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Novo aeroporto, SNS e combustíveis
{{ noCommentsLabel }}