Bruxelas vai analisar participação da EDP no conselho consultivo da Global Gateway

  • Lusa
  • 25 Outubro 2023

Bruxelas remeteu para mais tarde uma posição sobre a questão da participação chinesa de 20% na estrutura acionista da EDP.

A Comissão Europeia remeteu esta quarta-feira para mais tarde uma posição sobre a questão da participação chinesa de 20% na estrutura acionista da EDP, empresa que integra o conselho consultivo da estratégia Global Gateway (Portal Global).

Em causa está uma notícia publicada no jornal South China Morning Post que avança ser “embaraçoso” para Bruxelas e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que a EDP integre o conselho consultivo da estratégia quando “o seu maior acionista é a China Three Gorges, uma empresa estatal chinesa”.

O porta-voz do executivo comunitário, Eric Mamer, referiu que a EDP é uma empresa cotada em bolsa, com uma estrutura acionista pública.

No entanto, o porta-voz reconheceu não saber qual o critério que levou à inclusão da EDP no conselho consultivo do Global Gateway, remetendo para mais tarde uma posição.

O conselho consultivo integra 60 empresas como membros e ainda dez observadoras, adiantou o porta-voz, na habitual conferência de imprensa diária da Comissão.

Por outro lado, Eric Mamer adiantou não haver qualquer critério que impeça uma empresa em que uma participação minoritária possa ser detida por um país não europeu de aderir efetivamente [à Global Gateway], não esclarecendo o que acontece quando essa participação é maioritária e concorrente da UE, no que respeita ao investimento no desenvolvimento de países terceiros.

A Comissão Europeia apresentou em dezembro de 2021 a estratégia Portal Global de ajuda ao desenvolvimento que ambiciona mobilizar 300 mil milhões de euros em projetos de infraestruturas em todo o mundo até 2027, em resposta à influência chinesa e à Belt and Road, desenhada por Pequim.

O Portal Global tem projetos em África, América Latina, Ásia e nos Balcãs, decorrendo entre hoje e quinta-feira, em Bruxelas, o fórum Global Gateway, que reúne, em Bruxelas, representantes políticos da UE e de países de todo o mundo, bem como do setor privado, sociedade civil, instituições financeiras e organizações internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas vai analisar participação da EDP no conselho consultivo da Global Gateway

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião