Dona do Pingo Doce vai abrir supermercados na Eslováquia em 2024
Grupo Jerónimo Martins vai concretizar desejo antigo e expandir a cadeia de supermercados polaca Biedronka para a Eslováquia. Prevê abrir as primeiras lojas no final do próximo ano.
A Jerónimo Martins JMT 0,00% prepara-se para entrar finalmente na Eslováquia no final do próximo ano, de acordo com a Bloomberg. Em causa está a expansão da cadeia retalhista Biedronka, marca com que opera na Polónia.
O grupo português já tinha sinalizado várias vezes a possibilidade de expandir a cadeia de supermercados que gere na Polónia para a vizinha Eslováquia. A expectativa é que as primeiras lojas se localizem próximo da fronteira entre os dois países.
Esta operação vai começar do “zero”, segundo apontou a diretora financeira, Ana Luísa Virgínia, na call de apresentação de resultados realizada esta quinta-feira, sem acrescentar muitos detalhes. “As primeiras lojas estão previstas serem abertas até o final de 2024, então é prematuro fornecer orientações sobre o CAPEX ou vendas extra”, ressalvou.
O grupo da família Soares dos Santos está atualmente presente em três países: Portugal, com marcas como o Pingo Doce e o Recheio; na Polónia com a Biedronka e a Hebe (saúde e beleza); e na Colômbia, com as lojas Ara. Além da Eslováquia, já foi também referida a possibilidade de entrar na Roménia, mas, para já, essa hipótese ainda não está à vista — ainda que não seja descartada pela diretora financeira.
Os resultados apresentados pela Jerónimo Martins na quarta-feira revelaram que até setembro faturou 22,5 mil milhões de euros, o que representa um disparo de 22% face ao ano passado. Já os lucros da dona do Pingo Doce subiram 33,3% neste período, para 558 milhões de euros.
As ações da Jerónimo Martins continuam esta quinta-feira a liderar e a acentuar os ganhos na bolsa de Lisboa. Às 11:50 estavam a subir 8,46%, para 21,66 euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dona do Pingo Doce vai abrir supermercados na Eslováquia em 2024
{{ noCommentsLabel }}