Preço do gás cai mais de 10% para 47 euros por MWh
Previsões de um tempo ameno e reservas de gás nos 27 Estados-membros praticamente a 100% estão a pressionar os preços do gás na Europa.
A cotação europeia do gás natural está a cair mais de 10%, face às previsões de um clima ameno até novembro e das reservas de gás dos 27 Estados-membros estarem praticamente a 100%, minimizando os impactos que a guerra no Médio Oriente pode ter nos mercados europeus.
Esta quarta-feira, os futuros do holandês TTF – que são a referência para os mercados europeus – para entrega em dezembro estavam a cair, pelas 16h30, 10,50% para 47,68 euros por megawatt-hora (MWh).
A queda dos preços acontece depois de o conflito armado entre as forças militares israelitas e o grupo terrorista Hamas ter levado a um aumento de quase 20% na cotação de gás, no início deste mês. De acordo com os dados compilados pelo Barchart, nos últimos cinco dias o preço do gás na Europa desvalorizou mais de 10%.
De acordo com a Bloomberg, o aprovisionamento energético da Europa para o próximo inverno está mais estável do que no auge da crise energética do ano passado, com as reservas de gás do bloco praticamente a 100% e o consumo na União Europeia ainda abaixo das médias históricas. Além disso, o bloco prepara-se para avançar com a quarta compra conjunta de gás no próximo dia 23 de novembro, estratégia que irá reforçar ainda mais os stocks dos 27 Estados-membros.
De acordo com a empresa de previsões Maxar Technologies, o tempo ameno é também um fator que está a contribuir para a quebra de preços, sendo expectável que o quente fora de época se mantenha na maioria dos países da Europa continental até à primeira semana de novembro. Isto fará com que o consumo de gás naquela região se mantenha moderado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço do gás cai mais de 10% para 47 euros por MWh
{{ noCommentsLabel }}