Entrevista a João Miranda de Sousa. Edição de novembro da Advocatus
Na Advocatus de novembro pode ler a entrevista ao managing partner da Garrigues e ainda especiais sobre o OE2024, o modelo de negócios das firmas de advogados e sobre a área de Direito Espacial.
João Miranda de Sousa é o sócio responsável dos escritórios da Garrigues, uma das maiores sociedades da União Europeia, em Portugal e que conta com uma faturação global de 443 milhões de euros. Especialista em Direito da Propriedade Industrial e Intelectual, exerce a sua atividade tanto em Espanha como em Portugal. Acumula uma experiência de mais de 30 anos nesta área, parte dos quais no Instituto Europeu de Propriedade Intelectual.
Em entrevista, o managing partner da Garrigues abre finalmente as portas e esquece por uns momentos a postura discreta e longe dos holofotes que tem e que já nos habituou e fala à Advocatus. Faturação, discrição, inovação tecnológica, aposta na área de compliance, a ligação e relação com Espanha e as novidades na área da Propriedade Intelectual são alguns dos temas abordados.
Nesta edição a Advocatus foi saber junto de quatro advogados fiscalistas quais são os pontos positivos e negativos da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2024 do Governo.
Pode ler também na revista de novembro um especial sobre uma nova área na advocacia, a de Direito Espacial. Nos escritórios internacionais esta área está a ganhar dimensão, tendo recentemente a DLA Piper entrado neste setor. Cá em Portugal, as firmas contactadas pela Advocatus admitem que o Direito Espacial está nas suas agendas e que ao longo dos anos já têm dado os primeiros passos.
Outro dos especiais que preparamos para si é sobre as gestão nas firmas. O modelo de negócios dos escritórios de advogados alterou-se. Entraram novos especialistas nas estruturas que permitiram “libertar” trabalho aos advogados. Cuatrecasas, Morais Leitão, PLMJ e VdA partilharam como foi a implementação e adoção de modelos de gestão.
Francisco Martins Caetano é o advogado do mês desta edição. O associado sénior da Cuatrecasas partilhou com a Advocatus como está a ser o novo desafio que assumiu profissionalmente: representar Portugal na AIJA. O advogado revelou ainda como foi trabalhar uma temporada na Cuatrecasas em Londres e recomendou este tipo de experiências aos colegas. Sobre o setor de M&A, acredita que os setores da Energia e das TMT vão continuar a liderar a atividade em 2024.
José Mota Soares, managing partner da Andersen em Portugal, explicou a mudança da sede em Lisboa e fez um balanço dos últimos seis anos da firma no país. À Advocatus, admitiu que irão apostar em novas áreas chave, como da tecnologia, IA, robótica e saúde. Sobre o “casamento” com Espanha, o líder frisou que está a ser “perfeito” e avança que equacionam integrar mais sócios. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.
Assine a revista Advocatus aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Entrevista a João Miranda de Sousa. Edição de novembro da Advocatus
{{ noCommentsLabel }}