PIB da Zona Euro contraiu 0,1% no terceiro trimestre
Enquanto a economia da Zona Euro contraiu em cadeia, o PIB da União Europeia estabilizou no terceiro trimestre, segundo a estimativa rápida do Eurostat.
O Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro contraiu 0,1% entre julho e setembro deste ano, face ao trimestre anterior, de acordo com a estimativa rápida do Eurostat divulgada esta terça-feira, confirmando a estimativa preliminar. Este desempenho segue-se a um crescimento económico de apenas 0,2% na Zona Euro no segundo trimestre, face ao primeiro trimestre deste ano.
Já o PIB da União Europeia estabilizou no terceiro trimestre na comparação em cadeia, avançou também o Eurostat. O gabinete de estatísticas inclui também neste destaque a economia dos EUA, que cresceu 1,2% em cadeia.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2023/11/pib-zona-euro.png)
Entre os Estados-membros da UE para os quais já há dados disponíveis, foram 11 os que contraíram no terceiro trimestre do ano. Neste grupo inclui-se Portugal, cujo PIB caiu 0,2% face ao trimestre anterior. As quedas mais pronunciadas registaram-se na Irlanda (-1,8%), Finlândia (-0,9%) e Áustria (-0,6%).
Já dois países — Suécia e Itália — estabilizaram na comparação trimestral e nove registaram um crescimento em cadeia.
Quanto à comparação com o período homólogo, o PIB ajustado sazonalmente aumentou 0,1% tanto na Zona Euro como na UE no terceiro trimestre de 2023. Nesta métrica, a economia portuguesa teve um comportamento mais favorável, ao crescer 1,9%. É a terceira maior subida, após o Chipre (2,2%) e Roménia (2,1%).
O Eurostat divulga também dados sobre o emprego, que mostram que o número de pessoas empregadas aumentou 0,3% na área do euro e 0,2% na UE no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o trimestre anterior.
(Notícia atualizada às 10h30)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PIB da Zona Euro contraiu 0,1% no terceiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}