Auditoria do Tribunal de Contas à Efacec pode incluir venda da empresa à Mutares
Tribunal de Contas revela que a inclusão na auditoria à Efacec da transação com a Mutares será "ponderada". Plano global foi aprovado pelo tribunal dias antes de se concretizar a venda.
A auditoria do Tribunal de Contas à gestão pública da Efacec, que foi pedida pelo Parlamento, pode vir a incluir a venda da empresa, uma operação que custou dinheiro ao Estado, embora inicialmente o plano aprovado não a contemple. Fonte oficial do Tribunal de Contas revelou que a inclusão da venda, no quadro da auditoria, vai ser “ponderada”, revela o Observador.
Quando a auditoria foi pedida pela Assembleia da República, ainda não eram conhecidos os termos da operação de venda da Efacec, a qual implica um esforço financeiro público adicional de cerca de 160 milhões de euros (além do dinheiro que será emprestado pelo Banco de Fomento). Além disso, segundo o Observador, o plano global de auditoria só foi aprovado no plenário do tribunal no final de outubro de 2023, a poucos dias de se concretizar a venda da empresa à Mutares.
No total, considerando estes valores e as injeções realizadas nos últimos dois anos para manter a empresa, a nacionalização e venda da Efacec terão custado cerca de 400 milhões de euros em fundos públicos. Isto porque, anualmente, o Estado injetou 200 milhões de euros para manter a empresa à tona e para a Efacec ter fundo de maneio para as operações, tendo ainda colocado mais 160 milhões no processo de venda, a que acrescem os 35 milhões de empréstimo do Banco de Fomento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Auditoria do Tribunal de Contas à Efacec pode incluir venda da empresa à Mutares
{{ noCommentsLabel }}