Fundo de Pensões Banco Santander Totta eleito o melhor em Portugal
O Fundo de Pensões do Banco Santander foi eleito o melhor de Portugal pela revista especializada IPE - Investments & Pensions Europe, enqaunto a Ageas Pensões foi distinguida como Highly Commended.
O Fundo de Pensões Banco Santander Totta foi distinguido com o prémio de “Melhor Fundo de Pensões em Portugal 2023” pela revista britânica IPE (Investments & Pensions Europe), durante o evento IPE Conference & Awards, que se realizou em Viena. O júri destacou, por um lado, a visão de longo prazo e a gestão ativa da carteira, que criaram uma diferença significativa de performance face ao benchmark, e, por outro, as melhorias nas políticas de ESG, incluindo o início da transição para as diretrizes do SFDR (Sustainable Finance Disclosure Regulation).
É o terceiro ano consecutivo que o Fundo de Pensões do Banco recebe este prémio. Um dos fatores de sucesso apontado pela IPE “é a coordenação de funções entre as equipas da Santander Asset Management localizadas em Madrid e Lisboa, que permitiu a criação de um veículo muito eficiente em termos de rentabilidade e risco”, diz o Santander em comunicado.
O Fundo de Pensões do Santander Totta gere 1.100 milhões de euros em nome de mais de 9.500 atuais e antigos colaboradores, indica a revista.
A IPE é uma revista especializada no mercado europeu de pensões institucionais. O evento IPE Conference & Awards realiza-se anualmente em diferentes capitais europeias e, na sua 23ª edição, entregou prémios em 42 categorias, tanto geográficas como temáticas, reunindo candidatos de 23 países e mais de 80 jurados. O evento reuniu mais de 300 executivos seniores que, em conjunto, gerem 2,3 biliões de euros em ativos, o que o torna no maior encontro do setor na Europa.
Ageas Pensões foi distinguida como Highly Commended
Também a Ageas Pensões, gestora especializada do Grupo Ageas Portugal, foi distinguida como Highly Commended em Portugal. Segundo a IPE, a empresa liderada por Valdemar Duarte “é gerida de uma maneira agnóstica e transparente em que a governança, os objetivos financeiros e metas de sustentabilidade são avaliadas e revistas regularmente para permitir validação, alterações ou melhorias no seu portfolio de 1.100 milhões de euros”, refere a IPE.
A medalha de ouro do European Pension Fund of the Year Winner foi para a APG tendo sido Highly commended a Fjärde AP-fonden (AP4) e a PensionDanmark.
A medalha de prata dedicada ao melhor Corporate Pension Fund, teve como vencedor a Pensionskasse Manor e como Highly commended a GM Pensiones e a Pensions Caixa 30.
Finalmente, o bronze foi atribuído na classe Alternatives para a Pensionskasse Manor com distinções de Highly commended para a Bosch Pensionsfonds e para a Pensioenfonds Metaal OFP.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundo de Pensões Banco Santander Totta eleito o melhor em Portugal
{{ noCommentsLabel }}