Empréstimos para compra de casa voltam a subir 11 meses depois
Stock de empréstimos para a compra de casa registou aumento ligeiro de 26 milhões em novembro e interrompeu tendência de quebra que registava desde o início do ano.
O stock de empréstimos para a compra de habitação voltou a subir 11 meses depois, tendo aumentado 25,9 milhões de euros em novembro, para 99,1 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal.
Novembro poderá ter marcado uma inversão da tendência de contração que vinha registando desde o início do ano passado, não só porque o aumento das taxas de juro enfraqueceu a procura por crédito, mas também porque muitas famílias anteciparam os reembolsos ao banco, ambos fatores contribuindo decisivamente para a quebra na carteira de empréstimos da casa.
Apesar da recuperação em novembro, o stock de empréstimos para a aquisição de habitação regista um decréscimo de mil milhões de euros nos primeiros 11 meses do ano.
Fonte: Banco de Portugal
Já os empréstimos ao consumo atingiram os 21,1 mil milhões de euros em novembro, aumentando 100 milhões em relação a outubro.
No que diz respeito aos empréstimos às empresas, a carteira dos bancos voltou a contrair em novembro: decresceu 100 milhões de euros para 72,4 mil milhões. Entre janeiro e novembro, caiu também mil milhões de euros, de acordo com o supervisor.
(Notícia atualizada às 12h21)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Empréstimos para compra de casa voltam a subir 11 meses depois
{{ noCommentsLabel }}