Inflação na Zona Euro volta a acelerar para 2,9% em dezembro
A variação homóloga do índice de preços harmonizado na Zona Euro terá sido de 2,9% em dezembro.
A taxa de inflação homóloga na Zona Euro terá sido de 2,9% em dezembro, de acordo com a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Eurostat. É uma aceleração face aos 2,4% registados em novembro.
Analisando as principais componentes da inflação, os produtos alimentares, o álcool e o tabaco registaram os valores mais elevados em dezembro (6,1%, face a 6,9% em novembro), seguidos pelos serviços (4,0%, estável) e bens industriais não energéticos (2,5%, que compara com 2,9% em novembro). Já a componente da energia continua a registar uma variação negativa (-6,7%, em comparação com -11,5% em novembro).
A inflação na Zona Euro já vinha a desacelerar desde maio de 2023, no entanto o último mês do ano quebrou esta trajetória. Este resultado levanta agora questões sobre quando é que o Banco Central Europeu poderá começar com cortes nos juros, sendo que a presidente Christine Lagarde não avançou nenhum calendário.
Já em Portugal, a inflação medida pela variação do índice harmonizado de preços, foi de 1,8% no último mês do ano, abaixo da média da área do euro.
Entre os países que usam o euro, as variações mais elevadas foram registadas na Eslováquia (6,6%), Áustria (5,7%) e Croácia (5,4%). Já as taxas mais baixas encontram-se na Bélgica (0,5%), Itália (0,6%) e Letónia (0,9%).
(Notícia atualizada às 10h30)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inflação na Zona Euro volta a acelerar para 2,9% em dezembro
{{ noCommentsLabel }}