Pedro Nuno Santos quer indexar atualização das rendas ao aumento dos salários
A proposta do novo líder do PS para os novos aumentos das rendas terá de ter em linha de conta a evolução dos salários, quando a taxa de inflação for superior a 2%.
Pedro Nuno Santos quer enfrentar o problema das elevadas rendas com a introdução de um novo indexante de atualização das rendas que tenha em conta a evolução dos salários das famílias.
“É nosso objetivo definir, com o INE, um novo indexante de atualização das rendas que tenha em consideração a evolução dos salários“, referiu este domingo o líder do PS no seu discurso de encerramento do 24.º Congresso Nacional do PS.
De acordo com informação avançada por Pedro Nuno Santos, quando a inflação é igual ou inferior a 2%, a atualização das rendas continua a ser como ocorre hoje, mas “quando a inflação é superior a 2%, a atualização das rendas terá de ter em linha de conta a capacidade das pessoas as pagarem, capacidade essa que é medida pela evolução dos salários. Ou seja, em anos de inflação elevada, a evolução das rendas não pode estar desligada da evolução dos salários”, diz.
Esta ideia é centrada na preocupação de Pedro Nuno Santos em “regular melhor o mercado, através de medidas que tenham em conta a realidade do passado recente” no curto prazo, com o novo líder do PS a sublinhar que “nos últimos anos, as rendas tiveram grandes aumentos, insustentáveis para muitas famílias.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pedro Nuno Santos quer indexar atualização das rendas ao aumento dos salários
{{ noCommentsLabel }}