EDP liga à rede primeiro projeto híbrido eólico-solar de Espanha
O parque eólico Cruz de Hierro conta agora com 25 mil painéis solares, aumentando a capacidade instalada combinada de 28,75 MW para mais de 58 GWh.
A EDP já ligou à rede o primeiro parque híbrido de Espanha. O parque eólico “Cruz de Hierro”, com 22 turbinas eólicas foi reforçado para integrar na infraestrutura 25.000 painéis solares fotovoltaicos bifaciais. De acordo com o comunicado divulgado esta quarta-feira pela energética liderada por Miguel Stilwell, “o complexo aumentará significativamente a produção de energia renovável naquele local”, aumentando a capacidade instalada combinada de 28,75 megawatts (MW) para mais de 58 GWh.
Localizado em Santa María del Cubillo, na província de Ávila, o parque eólico “Cruz de Hierro”, os projetos terão agora capacidade para produzir energia suficiente para abastecer o equivalente a mais de 17.000 casas por ano.
A EDP recebeu em junho aquela que foi a primeira autorização em Espanha atribuída pelo Instituto para a Diversificação e Economia de Energia para ligar à rede um parque híbrido que combina estas duas tecnologias.
“Ao adicionar a energia solar a um projeto eólico em operação, a EDPR está a acelerar a transição energética daquela região, passando a evitar mais de 24.000 toneladas de CO2 [dióxido de carbono] por ano, o equivalente à captura de mais de 40.000 árvores adultas”, informa o comunicado.
A expectativa da EDP Renováveis é de colocar outros dois parques híbridos em operação em Espanha nos próximos meses, ao mesmo tempo que continua a desenvolver mais de 15 projetos de hibridização eólica-solar que devem adicionar mais de 230 MW de capacidade renovável à Espanha nos próximos anos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP liga à rede primeiro projeto híbrido eólico-solar de Espanha
{{ noCommentsLabel }}