Socialistas europeus escolhem comissário luxemburguês para spitzenkandidat nas europeias
Nicolas Schmit, comissário europeu do Luxemburgo, já havia assumido publicamente o interesse em ser o rosto da campanha do grupo dos Socialistas & Democratas às eleições europeias de junho.
O comissário europeu do Luxemburgo, Nicolas Schmit, que tem a pasta do Emprego e dos Direitos Sociais, oficializou a sua candidatura para ser o rosto da campanha do grupo dos Socialistas & Democratas (S&D) às eleições europeias, anunciou esta quinta-feira o Partido dos Socialistas Europeus (PSE). A candidatura será validada na próxima semana.
Em comunicado, o secretário-geral dos socialistas, o italiano Giacomo Filibeck, assinala que o luxemburguês “cumpriu os critérios necessários para se apresentar como candidato comum do PSE a presidente da Comissão Europeia”, aquilo que em Bruxelas se costuma designar por spitzenkandidat.
Nicolas Schmit foi nomeado pelo Partido Operário Socialista do Luxemburgo (LSAP), tendo sido “amplamente apoiado pelos partidos membros efetivos do PSE”, acrescenta Giacomo Filibeck, que preside ao grupo de trabalho da família socialista sobre o candidato comum.
Após a validação da candidatura, o luxemburguês, de 70 anos, terá de ser eleito o spitzenkandidat do S&D no Congresso Eleitoral do PSE, agendado para 2 de março, em Roma. O Congresso marcará o início oficial da campanha do partido às eleições europeias deste ano.
Schmit foi o único político a declarar interesse publicamente em liderar as eleições para o Parlamento Europeu pelos socialistas – que, de acordo com as sondagens, deverá ser a segunda força mais votada, apenas atrás do Partido Popular Europeu (PPE), de centro-direita. “O meu nome está a circular. E, certamente, estou aberto”, afirmou, na semana passada, em declarações ao Politico.
O nome de Paolo Gentiloni também foi falado, mas o comissário europeu de Itália revelou, ao mesmo jornal, que não irá concorrer às eleições europeias e irá voltar para o seu país após a votação em junho.
O prazo para os candidatos manifestarem interesse em ser o rosto da campanha do S&D era 17 de janeiro. Quem quisesse candidatar-se tinha de obter o apoio de, pelo menos, nove partidos ou organizações membros do PSE: um que o nomeasse e outros oito que o apoiassem.
Segundo o Politico, os socialistas da Alemanha (SPD) e de Espanha (PSOE) são alguns dos apoios de peso de Nicolas Schmit. Em Portugal, o eurodeputado Pedro Marques, do PS, elogiou o luxemburguês. “Estamos muito satisfeitos por ele ser, de facto, um dos nomes mais proeminentes nesta fase”, dissera, citado pelo jornal digital europeu, sobre uma eventual candidatura do colega socialista.
Na nota publicada no seu website, o PES assinala que, enquanto comissário europeu, Schmit “lutou para reforçar a resiliência, a coesão e a convergência social e económica ascendente na União Europeia através da aplicação efetiva do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”.
O partido destaca, entre outros, o instrumento SURE, a diretiva relativa ao salário mínimo, a Garantia para a Infância e a diretiva relativa ao trabalho em plataformas digitais como “exemplos que ilustram concretamente o avanço social que [Schmit] liderou ao nível da UE”.
(Notícia atualizada pela última vez às 16h27)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Socialistas europeus escolhem comissário luxemburguês para spitzenkandidat nas europeias
{{ noCommentsLabel }}