Madeira. Os cinco nomes que podem suceder a Miguel Albuquerque
Fora da lista estão: Rogério Gouveia (secretário Regional das Finanças), João Pedro Fino (Secretário Regional das Obras Públicas) e Rui Barreto (Secretário Regional da Economia).
Miguel Albuquerque avançou com nomes de cinco possíveis seus sucessores à Presidência do Governo Regional. A lista de nomes foi discutida na comissão política da última sexta-feira, segundo a Sic Notícias, citando fonte do PSD.
Os nomes são Pedro Ramos (Secretário da Saúde), Rafaela Fernandes (Secretária da Agricultura), Eduardo Jesus (Secretário do Turismo), Jorge Carvalho (Secretário da Educação) e Ana Freitas (Secretaria da Inclusão). De todos os nomes, Rafaela Fernandes será a mais agrada ao PAN.
Pedro Ramos ocupa atualmente o cargo de secretário regional da Saúde. Médico, foi o rosto com presença constante durante a pandemia, que permitiram à Madeira contornar os estados de emergência. Está no governo regional desde 2016.
Rafaela Fernandes é a atual secretária regional da Agricultura e Ambiente, jurista e está em funções há pouco tempo, desde Outubro. Antes disso era a presidente do SESARAM, o serviço regional de Saúde e foi deputada do PSD.
Eduardo Jesus esteve em vários governos de Miguel Albuquerque sempre com a pasta do Turismo. É gestor, e apontado como dos recordes da região a nível do turismo. O setor representa 30% do produto interno bruto.
Jorge Carvalho é o secretário regional da Educação e chegou ao governo com Miguel Albuquerque em 2015. Neste momento ocupa as funções do presidente, quando Albuquerque não pode estar presente. Professor de carreira, foi o responsável pelo diploma que permitiu aos professores da Madeira a recuperação total do tempo de serviço de forma faseada.
Ana Sousa, a atual secretária da Inclusão, está no governo desde Outubro. E, dos cinco nomes em cima da mesa, é talvez o menos provável, com carreira fora da vida executiva e com pouca experiência. Tem carreira como professora de educação especial.
Fora da lista de possibilidades todos os nomes do Governo Regional com ligações aos grandes grupos económicos, e que estarão fora da investigação da alegada corrupção na Madeira. Ou seja: Rogério Gouveia (secretário Regional das Finanças), João Pedro Fino (Secretário Regional das Obras Públicas) e Rui Barreto (Secretário Regional da Economia).
Dois dias depois de ter sido constituído arguido numa investigação do Ministério Público (MP) sobre suspeitas de corrupção, Miguel Albuquerque renuncia ao cargo de presidente do governo regional da Madeira, que ocupava desde 2015.
A renúncia de Miguel Albuquerque, “para bem da Madeira”, foi anunciada em conferência de imprensa esta sexta-feira, depois da reunião da Comissão Política do PSD Madeira para discutir os últimos acontecimentos políticos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Madeira. Os cinco nomes que podem suceder a Miguel Albuquerque
{{ noCommentsLabel }}