Hoje nas notícias: docentes, aeroporto e medicamentos
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Estudo revela que todos os dias “faltam (em média) 11 mil professores” nas escolas. A gestora dos aeroportos nacionais vê “com muita preocupação” as projeções feitas pela comissão independente para avaliar as opções do novo aeroporto. Cerca de seis em cada dez portugueses (62%) admite que já pagou mais na farmácia porque os medicamentos genéricos estavam indisponíveis. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.
Todos os dias faltam em média 11 mil professores nas escolas
Todos os dias “faltam (em média) 11 mil professores” nas escolas portuguesas e “o número de dias que os professores faltam é muito elevado, chegando a perto de dois milhões de dias de faltas por ano”, revela um estudo lançado esta segunda-feira pelo Edulog, um think tank da Fundação Belmiro de Azevedo. O estudo revela ainda que cerca 30% a 40% dos docentes nunca faltam e outros 50% fazem-no alguns dias (menos de dez por ano).
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
ANA arrasa contas da comissão independente
A ANA – Aeroportos de Portugal “vê com muita preocupação os pressupostos assumidos pela Comissão Técnica Independente (CTI) sobre as projeções de tráfego a médio e longo prazo, prazos de construção das opções estratégicas e à metodologia utilizada para a avaliação económica” das opções para o novo aeroporto.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Falta de genéricos nas farmácias obriga utentes a pagar mais
Cerca de seis em cada dez portugueses (62%) admite que já pagou mais na farmácia porque os medicamentos genéricos (mais baratos) estavam indisponíveis e 38% compram os fármacos de marca (mais caros) por indicação médica, aponta um estudo da Deco Proteste. De notar que que a quota de medicamentos genéricos vendidos nas farmácias portuguesas tem vindo a aumentar e já ultrapassa os 50%.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Enfermeiros querem receitar medicamentos
A Ordem dos Enfermeiros está a fazer um levantamento dos países onde a classe já prescreve medicamentos, em que áreas e como, tendo em vista apresentar uma proposta ao Ministério da Saúde.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)
Turbogás disponível para assegurar operação da central a gás de Gondomar
A Turbogás, que pertence à TrustEnergy, garante estar disponível para assegurar a operação da central a gás natural de Gondomar, do distrito do Porto, até à conclusão do concurso que o próximo Governo deverá lançar. “A TrustEnergy confirma que tem mantido contactos com o Governo sobre a Central da Turbogás e garante que vai cumprir as suas responsabilidades em articulação com a REN (Redes Energéticas Nacionais), e está certa de que o processo vai correr de forma suave para o sistema elétrico” adianta fonte oficial da empresa.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: docentes, aeroporto e medicamentos
{{ noCommentsLabel }}