“PAN perdeu a coluna vertebral”. Fundador André Silva sai do partido
Entre as críticas dirigidas à atual direção, o destaque é o apoio "aberrante" do PAN ao Governo na Madeira. "Esqueceu-se dos que não têm voz, desistiu das lutas", diz André Silva.
André Silva, ex-porta-voz e um dos fundadores do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), anunciou esta segunda-feira a sua saída do partido. Num artigo de opinião publicado no Público (acesso pago), o antigo deputado acusou o PAN de “bailar com (quase) todos” os partidos, dizendo que “anda de gaveta em gaveta política, aparentemente, em busca daquela que mais mandatos tiver para lhe oferecer”. “O PAN perdeu a coluna vertebral de tanto querer dançar”, sublinhou.
Aliado a isso, a “pretensão de fomentar uma imagem de moderação e sensatez e outras coisas que tais, transforma o PAN num partido quase inútil às causas que proclama defender e que justificam a sua existência“, afirmou André Silva, que considera que o partido agora liderado por Inês Sousa Real “abandonou a ecologia profunda (…) para abraçar um discurso errático, superficial e repleto de lugares-comuns”.
“Mais do que elástico, o PAN é hoje plástico”, acusa o ex-porta-voz, contra o apoio “aberrante” do partido ao Governo regional da Madeira (PSD/CDS-PP), que entrou em gestão esta segunda-feira. Por três motivos “mais um”, elenca: “Pelo regime em causa”; “pela ausência de contrapartidas de mudança”; “pelas justificações apresentadas”; e “pela venda dos valores do partido”.
Para André Silva, a militância no PAN tornou-se “impossível de suportar”, porque o partido “persiste no apoio à perpetuação de um regime tentacular cujo modo de agir tem vindo a ser exposto e cria repulsa a qualquer democrata”. O antigo líder do partido critica a atual direção por abandonar um projeto político em nome de um projeto de poder. “Esqueceu-se dos que não têm voz, desistiu das lutas, e assim representa hoje 1% das intenções de voto. Também deixou de me representar e hoje comuniquei a minha saída”, declarou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“PAN perdeu a coluna vertebral”. Fundador André Silva sai do partido
{{ noCommentsLabel }}