António Domingues entra na administração do Unicredit
Antigo presidente da CGD e vice-presidente do BPI, Domingues foi indicado para o board do gigante italiano, como administrador não executivo.
António Domingues foi indicado para o conselho de administração do banco pan-europeu Unicredit, segundo um comunicado da instituição esta sexta-feira. O gestor foi vice-presidente do BPI, depois, presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), e está, desde 2022, como administrador não executivo no Banco CTT. A nomeação será formalizada na assembleia geral do banco, em abril.
“O conselho de administração aprovou por unanimidade uma lista de candidatos à nomeação dos membros do conselho de administração e do conselho fiscal, tendo em o número total ideal de membros do conselho, de 15 membros, incluindo quatro membros da comissão de auditoria, e a duração do mandato fixada em três exercícios”, de acordo com o comunicado do Unicredit.
Na lista de membros para o conselho de administração consta o nome de António Domingues. Pietro Carlo Padoan será o chairman e Andrea Orcel vai assumir as funções de CEO.
Nos últimos sete anos, António Domingues esteve na administração da telecom NOS, na administração do BFA, o banco angolano onde o BPI tem uma participação financeira de 49%, e exerceu o cargo de CEO da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 2016, de onde saiu na sequência da polémica relacionada com a entrega de declaração de rendimentos e de património ao Tribunal Constitucional. Neste momento, integra ainda o conselho de administração do Haitong, o banco de investimento que era do BES.
O UniCredit é um banco comercial pan-europeu com presença em Itália, Alemanha, Europa Central e Oriental, com mais de 15 milhões de clientes em todo o mundo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
António Domingues entra na administração do Unicredit
{{ noCommentsLabel }}