Prazo para validar faturas para abater ao IRS termina hoje. Saiba como fazer
Os contribuintes têm até esta segunda-feira para validarem as despesas e beneficiarem de todas as deduções à coleta no IRS.
O prazo para validar as faturas de saúde, educação, habitação e lares, que permitem beneficiar das deduções ao IRS, termina esta segunda-feira, 26 de fevereiro. A validação deverá ser feita através do e-Fatura.
A maioria das faturas deverá, à partida, estar corretamente classificada, mas algumas exigem que a intervenção do contribuinte para que possa entrar na dedução ao IRS. Para o fazer tem de entrar no site do e-Fatura, aceder à área de adquirente e selecionar a opção de verificar faturas. Pode também fazê-lo através da aplicação oficial para smartphone.
Na verificação, pode classificar faturas que estejam pendentes e corrigir as que possam estar classificadas num tipo de despesa errada. Se tem filhos, deve consultar também as páginas destes no que diz respeito às faturas, validando-as e encaixando-as nas categorias adequadas.
É ainda possível reaver parte do IVA pago em despesas de “alojamento e restauração, oficinas de automóveis e motociclos, cabeleireiros e institutos de beleza, ginásios e veterinários, ainda que em percentagens distintas”, lembra a DECO PROteste. Deve também verificar se estas estão pende bem classificadas.
De salientar que “o IVA pago em assinaturas de jornais e revistas, e em bilhetes e passes mensais para utilizar em transportes públicos, é considerado para o benefício do IVA na sua totalidade”.
E se as faturas não estiverem disponíveis? Depois de 26 de fevereiro, “no caso de haver despesas que não apareçam no e-Fatura até 31 de março, o contribuinte deverá introduzi-las manualmente na declaração de IRS durante a época de preenchimento, que decorre de abril a junho”, esclarece a DECO PROteste.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Prazo para validar faturas para abater ao IRS termina hoje. Saiba como fazer
{{ noCommentsLabel }}