Lucros da Benfica SAD disparam para 18 milhões com venda de Gonçalo Ramos
A SAD benfiquista passou de prejuízos de 13,3 milhões de euros no segundo semestre de 2022 a lucros de 18 milhões de euros. Transações de direitos de atletas ascenderam a 68,3 milhões de euros.
A Benfica SAD fechou o semestre concluído em dezembro com lucros de 18 milhões de euros, um resultado que compara com prejuízos de 13,3 milhões de euros em igual período do ano anterior, informou o clube em comunicado à Comissão do Mercados de Valores Mobiliários (CMVM). A melhoria dos resultados foi essencialmente justificada pela venda do jogador Gonçalo Ramos.
“O resultado líquido ascende a um valor de 18 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 31,4 milhões de euros face ao período homólogo“, adianta a Benfica SAD em comunicado. “O 1.º semestre de 2023/24 [que equivale ao período compreendido entre julho e dezembro de 2023] está significativamente influenciado pelos resultados com transações de direitos de atletas, em especial pela mais-valia obtida com a alienação dos direitos do jogador Gonçalo Ramos”, acrescenta o clube.
Os resultados com transações de direitos de atletas ascenderam a 56,9 milhões de euros e no período homólogo foram de 5,9 milhões de euros. “De realçar que, na época passada, a mais-valia obtida com a alienação dos direitos do jogador Enzo Fernández apenas teve impacto no resultado do 2.º semestre, dado que a transferência se realizou em janeiro de 2023”, acrescenta o mesmo comunicado.
O clube das águias encaixou 65 milhões de euros com a venda do internacional português ao PSG, naquela que é uma das cinco vendas mais caras de sempre do Benfica. Além do valor da alienação de encaixe da alienação de direitos, o acordo com o clube de Paris prevê ainda uma remuneração variável associada a objetivos, pelo que o montante global da transferência poderá atingir o montante de 80 milhões de euros.
Além da venda dos direitos desportivos do jogador Gonçalo Ramos, o clube realça “ainda as alienações dos direitos desportivos do jogador Odysseas Vlachodimos para o Nottingham Forest por um valor de 4,9 milhões de euros, acrescido de uma remuneração variável associada a objetivos, pelo que o montante global da transferência poderá atingir o montante de 9,3 milhões de euros, do Gilberto para o Bahia por 2,5 milhões de euros e do Ristic para o Celta de Vigo por 1,5 milhões de euros, sendo que a Benfica SAD terá ainda direito a receber 50% do valor de uma futura transferência do jogador Ristic (esse direito terá de ser adquirido pelo Celta de Vigo por 1,5 milhões de euros, dependendo da performance desportiva do jogador)”.
Os rendimentos operacionais (excluindo transações de direitos de atletas), entre 1 de julho e 31 de dezembro, atingiram os 106,4 milhões de euros, o que representa uma redução de 4,6% face aos 111,6 milhões de euros apresentados no período homólogo. “Este valor corresponde ao segundo melhor registo alcançado pela Benfica SAD num 1.º semestre [que equivale ao segundo semestre do ano], sendo de destacar os crescimentos de 25,6% e 5,7% nos rendimentos com commercial e match-day, respetivamente”, explica o mesmo comunicado.
Já os rendimentos com as receitas de media TV ultrapassam os 68,2 milhões de euros, menos 13,1% que no período homólogo. “Esta evolução é principalmente explicada pelas receitas com os prémios distribuídas pela UEFA, que passaram de 52,4 milhões de euros no 1.º semestre de 2022/23 para um montante de 43,4 milhões de euros no presente período, em consequência do desempenho desportivo na fase de grupo da Liga dos Campeões”, refere.
A rubrica de receitas de televisão atingiu os 24,9 milhões de euros, o que significa um crescimento de 3,1% face ao período homólogo, estando essencialmente relacionado com as receitas provenientes da NOS.
Quanto aos rendimentos totais, estes ascenderam a 180,4 milhões de euros no segundo semestre de 2023, o que representa um crescimento de 41,8% face aos 127,3 milhões de euros apresentados no período homólogo. Mais uma vez, o clube justifica este crescimento com o aumento dos rendimentos com transações de direitos de atletas, “que representaram 68,3 milhões de euros no presente semestre, o que significa um crescimento de 453% face aos 12,3 milhões de euros registados no período homólogo“.
Já o ativo situou-se em 573,4 milhões de euros, o que representa um aumento de 2,8% face ao final do exercício anterior, “sendo esta variação principalmente explicada pelo aumento do saldo das rubricas de clientes e outros devedores e de ativos intangíveis – plantel de futebol e pela diminuição da rubrica de caixa e equivalentes de caixa”. O passivo baixou 0,6% para 442,2 milhões de euros.
O capital próprio encontrava-se nos 131,3 milhões de euros, no final de dezembro, o que representa a um aumento de 15,9% face a 30 de junho de 2023, uma evolução justifica pelos lucros alcançados no período.
“De referir que o valor do capital próprio a 31 de dezembro de 2023 continua a ser um indicador positivo do desempenho económico e da estabilidade da Sociedade nos últimos exercícios, que recuperou um valor acumulado de 155 milhões de euros desde 30 de junho de 2013″, refere o comunicado.
Olhando para a época desportiva, as Águias referem que a “atual posição na Liga Portugal Betclic permite continuar a trabalhar para o principal objetivo da época: a conquista o título de campeão nacional pelo segundo ano consecutivo.
Além do campeonato, o Benfica destaca que vai disputar as meias-finais de Taça de Portugal e a equipa continua presente nas competições europeias através da Liga Europa, onde já está apurada para os oitavos de final e pretende continuar a evoluir nas próximas eliminatórias.
(Notícia atualizada às 19:55)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucros da Benfica SAD disparam para 18 milhões com venda de Gonçalo Ramos
{{ noCommentsLabel }}