Hoje nas notícias: bancos, sede da CGD e habitação

  • ECO
  • 25 Março 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os cinco maiores bancos pagaram 1,47 mil milhões de euros de IRC. AD dá luz verde à mudança do Governo para a sede da CGD, enquanto as escolas vão poder gastar 6,5 milhões de euros no arranjo e aquisição de novos computadores para que os alunos realizem as provas este ano. São cada vez mais os abusos dos senhorios praticados aos inquilinos. Estas e outras notícias estão em destaque nos jornais nacionais esta segunda-feira.

Cinco maiores bancos pagaram 17% do IRC arrecadado pelo Estado em 2023

Em conjunto, BPI, Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, Novo Banco e Santander pagaram 1,47 mil milhões de euros de IRC o correspondente a 17% da receita total de IRC que deu entrada nos cofres públicos em 2023. Ou seja, o dobro do que lhes foi tributado em 2022. Os cinco maiores bancos em Portugal tiveram lucros acima dos quatro mil milhões de euros no ano passado, subindo 70% em relação a 2022. A escalada das taxas de juro ajudou a banca portuguesa a escrever um ano histórico

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

AD dá luz verde à mudança do Governo para a sede da Caixa

Socialistas e social-democratas estão de acordo em relação à instalação do Governo no edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa, pelo que não será colocada em causa com a mudança de Executivo. O presidente da Comissão Executiva desta instituição financeira já tinha referido, aquando da apresentação dos resultados de 2023, haver “algum consenso” em torno desta mudança. Esta segunda-feira acontece naquele local o último Conselho de Ministros da era Costa, presidido por Marcelo Rebelo de Sousa e com o PRR na agenda.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Leis “sem aplicação prática” falham em proteger inquilinos de abusos

A não devolução de cauções ou os aumentos de renda contrários à lei são algumas das práticas abusivas mais comuns por parte dos senhorios, num cenário de escassez de casas e sem uma fiscalização eficaz. Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) confirma que tem recebido “bastantes queixas de inquilinos, sendo que houve um aumento deste tipo de práticas nos últimos anos”. “Os esquemas de abuso que nos são transmitidos pelos arrendatários vêm por parte de senhorios que atuam a título particular, mas, também, enquanto empresas ou fundos imobiliários”, aponta a jurista Mariana Almeida.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Escolas gastam milhões em computadores para garantir provas online

As escolas vão poder gastar 6,5 milhões de euros no arranjo e aquisição de novos computadores de modo a assegurar condições para os alunos realizarem as provas de aferição (2.º, 5.º e 8.º anos) e provas nacionais do 9.º ano que serão em formato digital. A medida foi autorizada no Conselho de Ministros da última quinta-feira e visa que as escolas substituam equipamentos que estão avariados ou sem arranjo.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Inquérito mostra que apoiantes do Chega são menos radicais do que líderes do partido

Um inquérito financiado pela Fundação Friedrich Ebert mostra que muitos eleitores do Chega são menos radicais do que líderes do partido e não se interessam por política. Não são extremistas nem violentamente xenófobos; têm ideias conservadoras, mas também ideias próximas às dos eleitores do centro. Os resultados são apresentados esta segunda-feira na Fundação Mário Soares, em Lisboa.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: bancos, sede da CGD e habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião