CGTP avisa que Governo vai “ser obrigado” a dar respostas aos trabalhadores
No dia em que o Governo toma posse, a CGTP garante que o novo Executivo será "obrigado pela luta dos trabalhadores a dar resposta aos problemas", mesmo "contra a sua vontade".
A CGTP está preocupada com os objetivos do novo Governo, que toma posse esta terça-feira, dia 2 de abril. A central sindical liderada por Tiago Oliveira deixa claro, contudo, que o Executivo de Luís Montenegro vai ser “obrigado pela luta” a dar respostas aos problemas dos trabalhadores.
“É com preocupação que vemos os objetivos deste Governo, não apenas pelas individualidades que dele fazem parte, mas principalmente pelo rumo que retrocesso que o mesmo pode significar para o país“, salienta a central sindical num comunicado.
Na visão da CGTP, ainda que ainda não se conheça o programa de Governo, os sinais que já foram dados durante a campanha eleitoral traduzem “um forte ataque, nomeadamente aos trabalhadores e aos seus direitos, ao Serviço Nacional de Saúde, à escola pública, à Segurança Social, o favorecimento dos grupos económicos, o agravamento da exploração, a acentuação das injustiças e desigualdades“.
“Para a CGTP, este Governo assume uma orientação política que não está voltada para responder aos problemas dos trabalhadores e do país“, atira a central sindical.
Mas avisa: o novo Executivo será “obrigado pela luta dos trabalhadores a dar resposta aos problemas”, mesmo “contra a sua vontade”.
“Os trabalhadores e o povo português têm a força necessária não apenas para derrotar ataques aos seus direitos como para conseguir avanços nas suas justas reivindicações”, assegura a CGTP.
Do programa eleitoral da Aliança Democrática (coligação que juntou o PSD ao CDS e ao PPM na corrida ao Parlamento) constava, por exemplo, a proposta de rever a lei do trabalho, de modo a simplificá-la e, assim, reduzir custos de contexto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CGTP avisa que Governo vai “ser obrigado” a dar respostas aos trabalhadores
{{ noCommentsLabel }}