Portugal tem a 12º taxa de desemprego mais elevada na OCDE
Emprego na OCDE fechou o ano em máximos históricos. Taxa mensal de desemprego tem-se mantido estável nos primeiros meses de 2024.
O ano de 2023 fechou com níveis históricos de emprego e participação no mercado laboral na OCDE, segundo os dados revelados esta quarta-feira. As estatísticas mais recentes para a taxa de desemprego indicam que este indicador se manteve estável na OCDE e em mínimos históricos na Zona Euro no mês de fevereiro. Portugal tem a 12º taxa de desemprego mais elevada.
No que diz respeito à taxa de desemprego, os últimos dados são para o mês de fevereiro, quando se manteve estável nos 4,9% na OCDE. Esta taxa tem ficado sempre abaixo dos 5% desde abril de 2022, nota a organização, em comunicado.
A taxa de desemprego manteve-se em mínimos históricos na União Europeia (6,0%) e na Zona Euro (6,5%). Já Portugal tem a 12º taxa de desemprego mais elevada na OCDE (entre os 38 membros para os quais já há dados disponíveis), tendo subido de 6,6% para 6,7% em fevereiro.
“As taxas de emprego e de participação na força de trabalho da OCDE permaneceram globalmente estáveis em 70,1% e 73,8% no quarto trimestre de 2023, os níveis mais elevados registados desde o início da série em 2005 e 2008, respetivamente”, lê-se no comunicado da OCDE. “Ambos os indicadores atingiram ou perto dos seus máximos históricos em 10 dos 38 países da OCDE, incluindo Itália e Japão”, acrescenta.
Portugal encontra-se a meio da tabela no que diz respeito à taxa de emprego, que se fixou em 72,6% no quarto trimestre de 2023, próximo de máximos históricos. Esta taxa está acima da média da OCDE e da Zona Euro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal tem a 12º taxa de desemprego mais elevada na OCDE
{{ noCommentsLabel }}