Benfica SAD financia-se em 50 milhões de euros junto de 3.542 investidores
A operação pública de subscrição das obrigações Benfica SAD 2024-2027 registou uma procura 1,35 vezes superior à oferta.
Os investidores voltaram a responder positivamente a mais uma emissão obrigacionista da Benfica SAD. De acordo com dados divulgados esta segunda-feira pela Euronext Lisboa, o empréstimo obrigacionista “Benfica SAD 2024-2027” permitiu à SAD benfiquista financiar-se em 50 milhões de euros junto de 3.542 investidores.
“As emissões obrigacionistas são um sinal de maturidade das empresas”, refere Isabel Ucha, CEO da Euronext Lisboa, no decorrer dos resultados da operação esta segunda-feira.
“Tivemos o prémio de risco mais baixo atribuído à Benfica SAD”, refere Luís Mendes, vice-presidente da área financeira, relações do mercado.
O empréstimo da SAD encarnada contou com uma operação pública de subscrição (OPS) das obrigações “Benfica SAD 2024-2027” e com uma operação pública de troca (OPT) das obrigações “Benfica SAD 2021-2024” pelos novos títulos, que apresentam uma taxa de cupão de 5,1% e que serão admitidos à negociação na Euronext Lisboa a 24 de abril.
“Tivemos o prémio de risco mais baixo atribuído à Benfica SAD”, refere Luís Mendes, vice-presidente da área financeira, relações do mercado, notando que a taxa de cupão de 5,1% “era uma taxa que achávamos que exprimia a perceção de risco que o mercado tinha da Benfica SAD.”
Recorde-se que atualmente a taxa swap a três anos, que serve de referência ao cálculo do prémio de risco está nos 3,1%, conferindo assim um prémio de risco acima do mercado de cerca de 2 pontos percentuais.
Sobre a possibilidade de a Benfica SAD seguir as pisadas de outras sociedades anónimas desportivas de abrir o capital a investidores de referência, Luís Mendes considera que “estamos confortáveis”, mas salientou que, “se surgirem oportunidades, o Benfica não fecha a porta”. Todavia, o gestor sublinhou que “o Benfica não tem nada em vista” nesta matéria.
Segundo dados da Euronext, a procura pelas obrigações “Benfica SAD 2024-2027” foi 1,35 vezes a oferta e 55% dos pequenos investidores que participaram no empréstimo obrigacionista da Benfica SAD investiram até 5.000 euros. Há menos de um ano, a 15 de maio de 2023, na última emissão obrigacionista realizada pela SAD vermelha de características semelhantes, a procura superou em 2,42 vezes a oferta e contou com a participação de mais de seis mil investidores.
O empréstimo obrigacionista teve também um aumento de 43%, dos 35 milhões de euros iniciais para os 50 milhões. “Resolvemos ficar nos 50 milhões porque é uma convicção nossa que as taxas de juro terão uma tendência de queda e por isso não faria sentido termos custos mais elevados”, destaca Luís Mendes, notando ainda que esta operação permite à Benfica SAD “enfrentar a próxima época com confiança”, além de notar que “a dívida líquida encontra-se num montante controlável.”
Segundo o prospeto e respetiva adenda das obrigações “Benfica SAD 2024-2027”, os 50 milhões de euros obtidos junto dos obrigacionistas (que se traduzem em 48,4 milhões de euros líquidos de comissões) terão como destino o reembolso do empréstimo obrigacionista denominado “Benfica SAD 2021-2024” e, “no seu remanescente, ao desenvolvimento da atividade corrente da Benfica SAD, bem como à diversificação e otimização das fontes de financiamento e reforço de liquidez.”
Com esta operação, a Benfica SAD acumula até ao momento 15.ª OPS de obrigações junto dos pequenos investidores, que resultaram num montante global de financiamento de 655 milhões de euros, cerca de 52% dos 1.260 milhões angariados pelas 35 OPS de obrigações realizadas pelos três grandes do futebol nacional.
(Notícia atualizada às 17h10 com declarações de Luís Mendes)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Benfica SAD financia-se em 50 milhões de euros junto de 3.542 investidores
{{ noCommentsLabel }}