Bolsa tem novo líder: Galp já vale mais de 15,5 mil milhões e destrona EDP
Em dois dias, os títulos dispararam 25%, permitindo à petrolífera passar a EDP Renováveis e a EDP em termos de valor de mercado. Analistas do Goldman falam em “descoberta transformacional” na Namíbia.
A Galp ainda não está a extrair petróleo na Namíbia, mas já ganha com essa “descoberta transformacional”. Em dois dias, o título valorizou 25%. Um desempenho que tornou a petrolífera portuguesa na cotada mais valiosa da bolsa de Lisboa, acima dos 15 mil milhões de euros, mais do que o valor de mercado da EDP Renováveis e da EDP.
As ações fecharam a sessão desta terça-feira nos 20,06 euros, acumulando uma valorização de 25,1% desde que, no domingo, a companhia liderada por Filipe Silva anunciou ao mercado que as explorações de petróleo na Namíbia representavam “uma potencial importante descoberta comercial”, com reservas que podem atingir os 10 mil milhões de barris só no campo de Mopane.
Numa nota publicada esta terça-feira, os analistas do Goldman Sachs falam mesmo em “descoberta transformacional” para a Galp e também para outras petrolíferas como a Shell ou Total Energies que poderão estar interessadas em comprar uma parte da participação no bloco promissor que a Galp colocou à venda. Como explicava o FT, a petrolífera portuguesa vai precisar de mais braços para tirar o petróleo do fundo do mar ao largo da Namíbia.
Com este desempenho, a Galp “engordou” 3,1 mil milhões na bolsa esta segunda e terça e apresenta-se agora com um valor de mercado de 15,5 mil milhões de euros, se contarmos com 100% das ações – isto é, incluindo a participação de 8% da Parpública que não está admitida à negociação.
Para trás ficaram assim a EDP Renováveis e a EDP no ranking das cotadas mais valiosas, com market caps de 13,2 mil milhões e 14,9 mil milhões, respetivamente.
A EDP Renováveis já tinha sido ultrapassada pela Galp na segunda, depois do disparo de 20% das ações da petrolífera nacional. Agora foi a própria EDP a ser superada.
A Amorim Energia detém 35,8% da Galp, com a posição avaliada em 5,5 mil milhões. A posição de 8% da Parpública vale 1,2 mil milhões. Os restantes 56,2% estão dispersos na bolsa.
Várias casas de investimento reviram o preço alvo do título em alta, como o Morgan Stanley (19 euros), Bernstein (19,2 euros) e Goldman Sachs (20 euros).
Galp dispara
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bolsa tem novo líder: Galp já vale mais de 15,5 mil milhões e destrona EDP
{{ noCommentsLabel }}