Air France – KLM à espera de oportunidade para falar com novo Governo sobre compra da TAP
O grupo Air France - KLM não se compromete com estratégia para uma eventual compra da TAP e aguarda condições da privatização.
A Air France – KLM ainda não teve contactos com o Governo sobre uma futura privatização da TAP, mas aguarda a oportunidade para reunir com o Executivo.
“Ainda não começámos os contactos com o novo Governo. Quando a oportunidade surgir, fará sentido fazê-lo”, afirmou o CEO do grupo franco-neerlandês, Ben Smith, na conferência telefónica de apresentação dos resultados do primeiro trimestre.
Para já, a companhia área não se compromete em relação à possibilidade de adquirir uma participação minoritária ou maioritária. “Queremos compreender as condições do vendedor. Seria especulativo termos uma posição já hoje. Não temos a certeza do que o Governo pretende”, disse Ben Smith.
“Se [a aquisição] se alinhar com os nossos objetivos, pode fazer sentido. Se não comprometer os nossos planos de atingir uma margem de 7% a 8% a médio prazo, pode ser interessante. Se acrescentar risco a esse objetivo não iremos em frente ou iremos de forma cautelosa”, acrescentou o CEO.
A Air France – KLM anunciou esta terça-feira um prejuízo de 522 milhões de euros no primeiro trimestre, mais 178 milhões do que no mesmo período do ano passado.
As receitas do grupo cresceram 5,1% para 6.654 milhões de euros, mas também os custos operacionais, que aumentaram 7,2% para 6.478 milhões. Os resultados operacionais deterioraram-se para 489 milhões.
“Tivemos custos de disrupção na atividade maiores do que o esperado, sobretudo nos Países Baixos, devido ao mau tempo e falta de pessoal na manutenção”, apontou o CEO durante a conferência telefónica realizada esta terça-feira. A quebra nas receitas do transporte de carga também penalizaram as contas,
O grupo vai avançar com um plano de contenção de custos, com a implementação de novas iniciativas para acelerar a redução de encargos, congelar o recrutamento e estabilizar a operação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Air France – KLM à espera de oportunidade para falar com novo Governo sobre compra da TAP
{{ noCommentsLabel }}