Hoje nas notícias: AIMA, vistos gold e descida do IRS
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A AIMA está a solicitar a migrantes com pedidos pendentes de residência o pagamento de taxas muito superiores ao esperado. O fim dos vistos gold não travou a compra de casas por estrangeiros. O PSD vai apresentar uma nova proposta de alívio do IRS que prevê que a descida maior se concentre nos escalões mais baixos. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.
Só dez professores recebem apoio à renda criado pelo anterior Governo
Quase cinco meses depois da entrada em vigor da medida, só dez professores estão a receber o apoio extraordinário à renda, criado no final do ano passado pelo anterior Governo para compensar os custos elevados com a habitação nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve. De acordo com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, houve 49 candidaturas ao subsídio que pode ascender a 200 euros mensais, o que significa que 39 “foram consideradas inválidas por não cumprirem os requisitos necessários”.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
AIMA pede a migrantes pagamento de taxas cinco vezes superiores ao esperado
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) começou a contactar, na quarta-feira, vários migrantes com pedidos pendentes de residência tendo em vista acelerar a sua regularização no país. Mas as taxas solicitadas a estas pessoas são cinco vezes superiores ao esperado, aproximando-se dos 400 euros, e o prazo para fazerem os pagamentos é muito curto, disseram alguns migrantes à Antena 1.
Leia a notícia completa na RTP (acesso livre).
Fim dos vistos gold não travou o investimento estrangeiro em casas
A concessão de vistos gold para fins imobiliários terminou em outubro do último ano, mas isso não travou o investimento estrangeiro em imóveis no país. O valor do edificado comprado por pessoas de outras nacionalidades bateu um novo recorde em 2023 e, só no quarto trimestre, já sem o programa em vigor, foram gastos 853 milhões de euros. O maior investimento veio de cidadãos britânicos, franceses e chineses.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
PSD admite calibrar redução do IRS e mexer nos escalões mais baixos
O PSD vai apresentar uma proposta alternativa que prevê que a descida maior de IRS se concentre nos escalões mais baixos, pressionando assim parte da oposição (sobretudo o PS) que tem exigido uma distribuição do peso da redução do imposto neste mesmo sentido. As negociações entre as bancadas parlamentares já arrancaram, com os socialistas a acreditarem que “haverá solução”.
Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).
Santa Casa deu garantias superiores a 14 milhões para internacionalização
Entre o final de 2021 e o início do ano passado, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa emitiu três cartas de conforto num valor total de 14,1 milhões de euros para a Santa Casa Global. O objetivo era garantir financiamentos do BPI para o braço internacional da instituição, de acordo com dados divulgados recentemente pela Inspeção-Geral das Finanças. Todas foram decididas no mandato do ex-provedor Edmundo Martinho, tendo recebido, segundo a ex-vice-provedora, validação das direções jurídica e financeira.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: AIMA, vistos gold e descida do IRS
{{ noCommentsLabel }}